Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução aos Mecanismos de Defesa

Firewalls

Em português, significa “muro corta-fogo”. É o nome dado ao dispositivo responsável por controlar e autorizar a entrada e saída de tráfego na rede, tornando-a mais resistente a invasões e, consequentemente, a ataques. O nome é esse porque o firewall atua como uma “parede”, evitando que programas ou usuários externos não autorizados acessem sistemas ou computadores internos da rede.

Quais os sistemas ou computadores ele evita alcançar? Isso depende da política do firewall, que é estabelecida pelo seu administrador. Veremos detalhes sobre isso na nossa aula exclusiva sobre firewalls, a Aula 8.  

Alguma vez já apareceu na tela do seu navegador, em redes internas, como em escolas ou universidades, uma mensagem dizendo que a página está bloqueada e pedindo para entrar em contato com o administrador da rede? Em caso afirmativo, você foi pego pelo firewall!

Um firewall pode ser um dispositivo de hardware, um software, ou ambos. Assim, em uma definição mais formal, o firewall é um conjunto de componentes e funcionalidades que utilizam uma ou mais tecnologias de filtragem para proteger uma rede contra ataques e acessos indevidos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados