Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Agora que já entendemos como o protocolo funciona, vamos ver como instalá-lo em uma máquina Linux (distribuição baseada no debian, como o Ubuntu). Para isso,deve-se instalar um pacote chamado “snmpd”, que é um programa que implementa um agente SNMP. Naturalmente, ele irá executar em background.
apt-get install snmpd
A configuração do agente é feita através do arquivo snmpd.conf. Por padrão, o arquivo já permite acesso de leitura a MIB-2 utilizando o nome de comunidade public. Caso deseje editar algo no arquivo, basta abri-lo em um editor de texto comum, conforme mostrado a seguir.
gedit /etc/snmp/snmpd.conf
Quando se faz alguma alteração no arquivo, é necessário reiniciar o snmpd, através do comando:
/etc/init.d/snmpd restart
A instalação dos programas para consultar o agente (ou seja, programas que fazem o papel do gerente), basta instalar o pacote a seguir.
apt-get install snmp
Esse pacote contém vários programas para enviar as diversas mensagens SNMP (um programa diferente para cada mensagem). Por exemplo: snmpget, snmpset, snmptrap, snmpgetnext, etc.
Um programa interessante é o snmpwalk que utiliza mensagens GetNextRequest para obter todos os objetos de uma determinada subárvore da MIB.
Segue um exemplo da utilização desse comando para mostrar todos os objetos do grupo system da MIB-II, utilizando o nome de comunidade public e assumindo que o IP do agente é 10.1.1.5.
snmpwalk -Os -c public -v 1 10.1.1.5 system
Ao invés da palavra system poderia ter sido utilizado a representação com números desse grupo da MIB-2, que é 1.3.6.1.2.1.1.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados