Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 14 - Gerenciamento de Redes – Parte II

Identificadores de Objetos – OID

Você deve se lembrar, no nosso estudo sobre o DNS, que para ajudar a definir nomes únicos para as máquinas na Internet, os nomes são organizados em uma estrutura em árvore.

Como precisamos garantir que os nomes das MIB, e dos seus objetos sejam únicos, eles também são definidos usando uma estrutura em árvore. Portanto, o nome de uma MIB é formado pelos nomes de todos os nós desde a raiz da árvore até o nome do nó que representa a MIB, separados por um sinal de ponto (.), como no DNS.

A diferença do DNS é que lá o nome é escrito iniciando do nó representando a máquina, seguindo até a raiz da árvore, e nas MIB, o nome é escrito iniciando da raiz da árvore, e seguindo em direção ao nó que representa a MIB.

Os nomes dos objetos de uma MIB são definidos do mesmo modo, com a diferença que eles são nós-filhos do nó representando a MIB.

Outra diferença importante em relação ao DNS é que aqui cada nó da árvore tem um número, além de um nome. E pode-se usar a sequência de números para identificar cada nó da árvore (também separados pelo sinal de ponto). A Figura 1 ilustra esse esquema.

Árvore com os identificadores de objetos

O nó ip, por exemplo, pode ser identificado por iso.dod.org.internet.mgmt.mib-2.ip ou por 1.3.6.1.2.1.4.

Do mesmo modo, os objetos dentro do grupo ip da mib-2 terão este prefixo (identificador do nó ip). Assim sendo, o objeto ipForwarding, por exemplo, é identificado por 1.3.6.1.2.1.4.1, enquanto ipInHdrErrors é identificado por 1.3.6.1.2.1.4.4. Concluímos portanto, que ipForwarding é um nó com identificador 1 (abaixo do nó ip) e ipInHdrErrors é um nó com identificador 4 (abaixo do nó ip).

A definição formal de uma MIB é feita em um arquivo texto seguindo uma notação bem definida, chamada de ASN.1. Essa notação determina, por exemplo, o tipo de dados (INTEGER, BOOLEAN,...) de cada objeto da MIB. Além disso, como as mensagens SNMP são transmitidas entre máquinas que podem ter arquiteturas de hardware diferentes, e, portanto, representar os tipos de dados de maneiras diferentes, existe ainda um mecanismo que define como os objetos devem ser representados para serem transmitidos pela rede.

Esse mecanismo se chama BER (Basic Encoding Rules) e garante que qualquer máquina seja capaz de entender as informações transmitidas.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre as MIBs

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados