Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
O rsync é um utilitário que tem como objetivo otimizar ao máximo a transferência de arquivos entre um computador remoto e outro computador local. Essa otimização é realizada a partir de uma premissa da sua implementação: durante a transferência de arquivos, somente são transmitidas as diferenças entre os arquivos nas duas máquinas, evitando assim a transferência de arquivos que não foram alterados ou que já existem. Caso o arquivo não exista, ele é enviado na sua forma integral. Caso tenha sido modificado, somente os dados alterados são transferidos.
O rysnc, assim como o scp, pode utilizar o ssh, provando assim uma conexão segura, criptografada e autenticada entre as partes.
Por esses motivos, cada vez mais o rsync é utilizado para a realização de espelhamento de arquivos e para backup de dados. Muitos conhecidos repositórios de arquivos que mantém mirrors (servidores secundários redundantes) espalhados em máquinas remotas fazem uso do rsync para manter a sincronização entre eles.
Um exemplo da utilização do RSYNC pode ser vista abaixo:
[aluno@imd] $ rsync -avz prova.pdf danilo@10.7.34.77:/home/aluno
aluno@10.7.34.77's password:
building file list ... done
prova.pdf
sent 106629 bytes received 42 bytes 42668.40 bytes/sec
total size is 115139 speedup is 1.08
[aluno@imd] $
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados