Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
No Linux, aprendemos que a aplicação mais utilizada para permitir a utilização de terminais remotos é o ssh (Secure Shell - Shell Seguro). Naturalmente, existe o programa ssh servidor, que deve estar instalado e executando na máquina que você deseja conectar (que chamaremos de servidor), e o ssh cliente, que é o programa que você vai utilizar localmente para conectar no computador remoto (servidor). Basicamente, do ponto de vista operacional, o SSH cria um túnel encriptado (seguro) entre o dispositivo cliente e o servidor.
O SCP permite a transferência segura de arquivos entre uma máquina local e um máquina remota. O scp utiliza o ssh para se conectar a máquina remota, e então copia arquivos para a máquina local, ou vice-versa (copia arquivos da máquina local para a máquina remota).
Um exemplo da utilização do SCP pode ser vista abaixo:
[aluno@imd] $ scp exemplo.pdf danilo@10.7.34.77:/home/aluno/
aluno@10.7.34.77's password:
residencia.pdf 100% 395KB 394.7KB/s 00:00
[aluno@imd] $
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados