Cursos / Redes de Computadores / Infraestrutura de Redes / Aula

arrow_back Aula 02 - Padrões de cabeamento estruturado

A importância das normas

Como vimos no tópico anterior, as normas são muito importantes por proporem regras a serem adotadas de forma padronizada. Essas regras podem ter diferentes níveis hierárquicos, indo desde uma sugestão normativa até a mais importante Lei nacional.

Além disso, as normas ou padrões podem ter diferentes abrangências geográficas.

Adotar e pôr em prática um padrão ou uma norma ajuda na organização e na eficiência das atividades profissionais. Uma norma pode zelar pela segurança e até mesmo salvar vidas.

Normas e padrões em navegação, aviação, ferrovias e atividades profissionais de alto risco foram feitas para traçar procedimentos visando qualidade na realização das atividades profissionais e segurança.

Essas normas são preparadas por associações técnicas e representantes de fabricantes, profissionais, sociedade civil e governos. Dessa forma, uma norma já nasce zelando por costumes, protegida por Lei, mas com seu foco de atividade bem delineado.

Quando a atividade ou a área de interesse para a qual a norma foi preparada está muito carente e clamando por um padrão, faz-se necessário que uma norma seja editada o mais rápido possível, mas isso só pode ser feito depois que um comitê de estudo for nomeado e seu trabalho tenha sido totalmente concluído.

As normas precisam estar atualizadas e totalmente focadas, por isso os comitês de estudo responsáveis pela elaboração dessas normas se encarregam de revisá-las periodicamente, normalmente em até cinco anos.

Custom & Standard

Já ouviu falar em customizar ou customização?

Esses termos derivam do termo em inglês custom, que significa personalizar, adequar.

Quando algo é customizado, na realidade, é apenas personalizado, modificado.

O contrário de custom é standard, que significa padronizar.

A influência da língua inglesa na área de Tecnologia da Informação é tão marcante que os profissionais preferem utilizar

neologismos a partir de termos em inglês. Ou será que eles não conhecem os termos em português?

Outro exemplo de normas e suas aplicações está bem delineado na norma NBR 14136, a norma do novo padrão brasileiro de tomadas.

Essa norma elimina uma série de tipos não padronizados de tomadas elétricas vendidas até então no Brasil (Figura 2) e apresenta um padrão único em duas versões: uma de 10 e outra de 20 Ampéres.

Novas tomadas brasileiras e suas substituídas

Não resta dúvida do quanto esse projeto de tomadas é superior a todos os anteriormente comercializados por aqui. Mas, como nada é perfeito, nosso padrão de tomadas chegou com um atraso de quase trinta anos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados