Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 02 - Protocolo ARP: Mapeando endereços de Rede para endereços de Enlace

Cache ARP

É importante observar que as entradas cadastradas na tabela cache não podem ficar lá para sempre. Para entender o porquê, suponha, por exemplo, que descobrimos que o endereço IP 200.1.1.1 está associado ao endereço Ethernet AA:AA:AA:01:01:01 e inserimos essa entrada na tabela cache. Descobrimos, também, que o endereço IP 200.2.2.2 está associado ao endereço Ethernet AA:AA:AA:02:02:02 e inserimos essa entrada na tabela cache. Podem acontecer duas situações que levariam a um erro:

  • Depois de algum tempo, as máquinas podem ter sido reinicializadas e terem obtido outros endereços IP. Suponha que, após a reinicialização, a máquina com endereço Ethernet AA:AA:AA01:01:01 obteve o endereço IP 200.2.2.2 e a máquina com endereço ethernet AA:AA:AA:02:02:02 obteve o endereço IP 200.1.1.1. Se você usasse as informações que estão na tabela cache, quando tentasse transmitir um pacote para o endereço IP 200.1.1.1, você o enviaria para o endereço ethernet AA:AA:AA:01:01:01, o que está errado. Como esse endereço MAC agora está associado ao IP 200.2.2.2, você enviaria o pacote para a máquina errada.
  • A placa de rede da máquina 200.1.1.1, que possuía endereço Ethernet AA:AA:AA01:01:01, pode ter dado algum problema e ter sido trocada por outra. Como o endereço Ethernet é um endereço gravado na própria placa, a nova placa de rede terá outro endereço Ethernet. Portanto, se continuasse usando as informações armazenadas na tabela cache inicialmente, você não conseguiria mais se comunicar com a máquina 200.1.1.1.

Para minimizar os dois problemas citados, cada linha da tabela cache possui uma terceira coluna, que guarda uma informação de tempo, chamada timestamp. Essa coluna contém o instante do tempo em que a entrada foi inserida na tabela. Assim, se depois de certo tempo em que foi inserida a entrada não for utilizada, ela é removida. Além disso, mesmo as entradas utilizadas são removidas depois de certo tempo (tempo esse que, naturalmente, é maior que o das entradas não utilizadas). Por fim, saiba que a tabela cache de ARP é, normalmente, chamada apenas de “Tabela ARP”.


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados