Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Normalmente, uma máquina que recebe um pacote IP de outra envia pacotes de volta para esta máquina. Assim sendo, quando uma máquina recebe uma requisição ARP, ela pode já inserir o endereço IP e o Ethernet da máquina que lhe enviou o quadro na sua tabela cache. Isso evita que ela precise enviar uma requisição ARP para a máquina de origem quando tentar se comunicar com ela. Desse modo, no exemplo que mostramos a máquina A enviando um ping para a máquina C, a máquina C, ao receber a requisição ARP perguntando pelo seu IP (10.1.1.3), já insere o endereço IP (10.1.1.1) e o Ethernet (AA:AA:AA:00:00:01) da máquina A na sua cache. Assim, quando C for responder ao ping, o endereço Ethernet de A já vai ser conhecido e não será necessário enviar uma nova requisição ARP. Na Figura 11, mostramos a tabela ARP da máquina C após receber o ping de A. Veja que foi inserida uma entrada para o IP e Ethernet de A.
Talvez você esteja se perguntando: “Espere aí, como tenho certeza de que essa entrada foi inserida, automaticamente, quando C recebeu o ARP, ou após ele tentar enviar a resposta do ping?”. Se você pensou isso, tens razão. Apenas olhando a tabela não dá para saber, pois quando C tentasse enviar a resposta do ping, ele iria primeiro enviar uma mensagem ARP para A, de modo que a tabela seria preenchida do mesmo jeito.
Para termos certeza que C não enviou nenhuma mensagem de requisição ARP, basta capturarmos os quadros transmitidos. Isso pode ser feito em A, em C, ou em qualquer máquina da rede, uma vez que os quadros ARP são enviados em broadcast. Vamos capturar na máquina B (veja Figura 6). Na Figura 12, que mostra os quadros capturados durante o envio e a resposta do ping de A para C, você pode ver que em nenhum momento C envia mensagens de requisição ARP para A. Ele envia apenas a resposta ao pedido feito por A.
A linha 4 da Figura 12 mostra a mensagem de ARP Request (requisição), onde 10.1.1.1 perguntou quem tem (Who-has) o IP 10.1.1.3. A linha 5 mostra o ARP Reply (resposta), onde 10.1.1.3 responde dizendo que o endereço Ethernet é (is-at) AA:AA:AA:00:00:03. As demais 6 linhas representam os três pacotes ping trocados entre as máquinas. Desse modo, as linhas 6 e 7 são referentes ao primeiro pacote ping (veja a indicação seq 1), e mostram, respectivamente, a requisição ping enviada de 10.1.1.1 para 10.1.1.3, e a resposta enviada de 10.1.1.3 para 10.1.1.1.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados