Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 02 - Protocolo ARP: Mapeando endereços de Rede para endereços de Enlace

Alterando a Tabela ARP

Além de verificar o conteúdo da cache, também é possível excluir alguma entrada, ou cadastrar uma entrada de modo permanente. Saiba, entretanto, que, normalmente, você não precisa utilizar esses comandos, pois o ARP funciona sem requerer nenhuma configuração.

O cadastro permanente de endereços na cache é chamado estático e as entradas inseridas dessa forma nunca são apagadas depois de certo tempo. Embora forneça um nível maior de segurança que o modo dinâmico, pois dificulta a tentativa de alguém em se passar por um determinado endereço, é menos flexível que o modo dinâmico. Isso porque, se a máquina mudar seu IP ou Ethernet, você, obrigatoriamente, terá que mudar o registro manualmente. O comando para inserir um registro associando o endereço Ethernet xx:xx:xx:xx:xx:xx com o IP A.B.C.D é: arp –s A.B.C.D xx:xx:xx:xx:xx:xx.

A exclusão de registros da cache é muito utilizada quando você deseja fazer testes ou, eventualmente, quando você detecta que algum endereço na cache ainda não foi atualizado após você trocar a placa de rede de alguma máquina. A Figura 14 mostra como é possível excluir o endereço Ethernet associado a um IP. Veja que após a exclusão o endereço aparece como “incompleto”.

Tabela ARP com endereço Ethernet não localizado

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados