Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
O fato de o protocolo UDP ser muito mais simples do que o TCP não significa que ele é pior. É verdade que se você utilizar UDP e precisar de alguma característica que ele não fornece, como numeração dos pacotes, por exemplo, seu programa é que terá que implementar essa função. Mas isso lhe permite ter uma solução (protocolo de transporte + sua aplicação) que tenha apenas as características necessárias. Além disso, o UDP é muito mais leve e rápido do que o TCP, pois seu cabeçalho é menor e ele precisa realizar menos operações. Podemos citar alguns pontos importantes a serem considerados no UDP:
Podemos dizer que não existe um protocolo melhor ou pior, existe o mais adequado às necessidades de cada aplicação. Se sua aplicação, por exemplo, transmite pequenas quantidades de informação de cada vez ou pode lidar com a perda de pacotes, considere a possibilidade de usar UDP. Caso sua aplicação precise de confiabilidade na entrega dos pacotes, ou seja, que eles cheguem à ordem correta e que os pacotes perdidos sejam retransmitidos, use TCP. Além disso, o mecanismo de controle de fluxo do TCP é muito importante quando as aplicações se comunicando estão em máquinas situadas em diferentes redes na internet. A verdade é que a maioria das aplicações precisa de confiabilidade e, portanto, utilizam TCP.
Como exemplos de protocolos da camada de aplicação que utilizam UDP, podemos citar: DNS (tradução de nomes para endereços IP), DHCP (configuração automática do TCP/IP) e SNMP (gerência). Como exemplos de protocolos que utilizam TCP, podemos citar: SMTP (e-mail), POP3 (e-mail), IMAP (e-mail), HTTP (web), FTP (transferência de arquivo), LDAP (autenticação, entre outros), SMB (compartilhamento de arquivos) e SSH (terminal remoto).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados