Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 14 - Protocolo UDP

Protocolo UDP

O protocolo UDP é um protocolo de transporte bastante simples que procura oferecer para as aplicações um serviço de entrega de pacotes básico. Este serviço consiste apenas em colocar a mensagem recebida da camada de aplicação dentro de um segmento (o chamaremos de pacote UDP), utilizando os números de portas para identificar as aplicações. Portanto, as características oferecidas pelo UDP são praticamente as mesmas que o próprio IP oferece, com a diferença que o pacote UDP utiliza números de porta para identificar as aplicações.

Uma boa forma de você entender o UDP é comparando ele com o TCP. A seguir listamos as principais diferenças entre os dois protocolos.

  • O UDP não é baseado em conexão. Desse modo, quando uma máquina deseja transmitir uma informação para outra, ela apenas prepara o pacote UDP e o envia, sem saber nem mesmo se a máquina destino está ligada ou se a aplicação que deverá receber a informação está executando.
  • O UDP não garante que os pacotes serão entregues na ordem em que foram transmitidos. Ou seja, os pacotes são passados para a camada de aplicação na máquina destino na ordem em que são recebidos por ela – e essa ordem pode ser diferente da que foram transmitidos.
  • O UDP não garante a entrega de pacotes, pois ele não retransmite pacotes perdidos ou com erro. Na verdade, a origem nem sabe se os pacotes foram perdidos. Como você verá mais adiante, existe um campo de checksum no pacote UDP que permite a detecção de pacotes que chegam com erro. Mas os pacotes recebidos com erro são descartados sem que esse fato seja avisado à máquina que transmitiu o pacote.
  • Não existe nenhum mecanismo para controlar a taxa com que os pacotes são enviados para a máquina de destino. Eles são enviados na taxa que a aplicação os gerar.
  • O UDP não realiza segmentação nem blocagem, ou seja, cada mensagem da camada de aplicação que é passada para o UDP gera exatamente um pacote UDP. A Figura 1 mostra esse procedimento. Observe que Dados’ é formado pelo conteúdo do cabeçalho UDP mais Dados.
Cada mensagem de aplicação gera exatamente um pacote UDP

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados