Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Após o Fast Ethernet, a evolução seguinte no padrão Ethernet se chamou Gigabit Ethernet, naturalmente, porque a velocidade desse novo padrão é 1 Gbps (ou 1000Mbps). Como antes, procurou-se manter compatibilidade com os padrões Ethernet anterior.
As principais especificações para a camada física são:
Outra diferença entre os diversos padrões Ethernet, mas que não entraremos em detalhes, é a forma como eles codificam e decodificam os bits. Cada padrão utiliza um esquema diferente. Enquanto a Ethernet padrão utiliza um esquema chamado Manchester, a Fast Ethernet utiliza 4B/5B e o Gigabit utiliza 8B/10B.
Após o Gigabit Ethernet já surgiu o padrão 10Gigabit Ethernet. Como você pode observar, cada nova evolução do padrão multiplica a velocidade de transmissão por 10.
Tipicamente, os padrões de velocidades mais elevadas são utilizados para formar o backbone da rede, e os de velocidade um pouco inferior para interligar os demais equipamentos ao backbone e as máquinas dos usuários a esses equipamentos. Atualmente, é muito comum utilizar Gigabit para o backbone e Fast Ethernet para as demais ligações. Quando o preço dos equipamentos for reduzindo, será comum utilizar os backbones a 10Gigabit e as demais ligações no padrão Gigabit.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados