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A cada tentativa malsucedida, o tempo cresce exponencialmente até um valor limite. Após atingir esse valor, são feitas mais algumas tentativas e caso não se consiga detectar o meio livre, a transmissão desse quadro é encerrada e o quadro é descartado. O tempo de espera cresce a cada tentativa para que quando a rede estiver muito sobrecarregada os computadores passem a transmitir temporariamente com menos intensidade. Esse algoritmo é chamado de backoff exponencial.
Por fim, vamos falar sobre o Collision Detection (CD). Ainda considerando nosso exemplo, por mais que você seja educado e escute antes de falar, pode acontecer de ninguém estar falando em um dado momento e você e outra pessoa quererem falar ao mesmo tempo. Então, os dois vão começar a falar ao mesmo tempo. Evidentemente, enquanto falam, vocês escutam e, ao perceberem que outra pessoa está falando ao mesmo tempo, vocês param de falar.
Nas redes Ethernet, nas quais temos um meio compartilhado, isso se chama colisão e, evidentemente, compromete todos os sinais transmitidos. Portanto, o CD significa que é feita a detecção de colisão, ou seja, a detecção de transmissões simultâneas. Desse modo, após a placa Ethernet conseguir iniciar a transmissão de um quadro, ela continua escutando o meio até a conclusão dessa transmissão. Caso outro computador comece a transmitir antes que ele termine sua transmissão, ambos irão detectar que houve colisão, parar suas transmissões e utilizar o algoritmo
Quando falamos sobre o formato dos quadros Ethernet, dissemos que ele deveria ter um tamanho mínimo de 64 bytes. Ter um tamanho mínimo é necessário para que se possa fazer a detecção de colisão. Não entraremos em detalhes do porquê 64 bytes, mas isso tem a ver com a velocidade de transmissão e o tamanho máximo do cabo, ou seja, a distância entre as duas máquinas mais distantes da rede. O fato importante é que o tempo que a placa de rede demora transmitindo um quadro deve ser maior que o tempo para o primeiro bit do quadro atingir o ponto mais distante da rede, e o sinal de reforço de colisão gerado por aquele computador, caso ela ocorra, ser recebido pelo transmissor.
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