Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
A tecnologia Ethernet foi criada no centro de pesquisas da Xerox (Palo Alto Research Center – PARC) e, posteriormente, foi padronizada pelo IEEE como o padrão 802.3. Para permitir a utilização do 802.3 com diferentes tipos de cabeamento, foram definidos quatro diferentes tipos de camada física, gerando as seguintes especificações: 10Base2, 10Base5, 10BaseT e 10BaseF. O 10 se refere ao fato de a velocidade da rede ser de 10Mbps. Base se refere ao fato de utilizar banda básica, isso significa que a rede envia os próprios sinais digitais no enlace, ou seja, não realiza modulação. A seguir, você pode ver mais algumas características de cada uma dessas especificações.
Como a topologia em estrela mostrou-se a mais vantajosa, o padrão 10BaseT acabou sendo o padrão dominante. Entretanto, observe que um hub podia ter portas de mais de um padrão, como diversas portas para par trançado e uma porta para fibra ótica para realizar a interligação entre dois hubs diferentes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados