Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 15 - Exercitando o que Aprendemos

Praticando a Criação e Configuração de VLANs com o Cisco Packet Tracer

Agora, vamos praticar um pouco mais o que aprendemos na Aula 14 sobre VLAN. Para isso, iremos utilizar o software Packet Tracer da Cisco Systems. Este software educacional é um simulador de redes bastante poderoso e que foi desenvolvido pela Cisco para uso em seus próprios cursos oficiais de certificação CCNA. Ele possui versões para Windows e Linux. Ele pode ser obtido gratuitamente através dos centros de treinamento oficiais da Cisco e o Instituto Metrópole Digital já é um destes centros. Informe-se junto aos professores do IMD como obter sua cópia.

Nesta prática, partiremos de uma rede previamente desenhada no Packet Tracer, como a mostrada na Figura 12. Baixe o arquivo do Packet Tracer correspondente a esta prática clicando aqui: VLAN.pkt. Este arquivo foi criado com a versão 5.3.0.0088 do Packet Tracer e só pode ser aberto a partir desta versão do software.

Topologia da rede para a prática de VLAN

Após baixar em seu computador, execute o Packet Tracer e abra este arquivo através do menu “File”, opção “Open...”. Após abrir o VLAN.pkt você verá quatro computadores nomeados de PC1 a PC4 e um Switch interligando todos eles. As linhas entre os equipamentos representam os enlaces da tecnologia de rede utilizada, que neste caso são cabos UTP e o protocolo de enlace é o FastEthernet. Ao parar o mouse sobre o ícone do Switch o Packet Tracer mostra um pop-up com as informações gerais do dispositivo, como mostrado na Figura 12. Observe que é um Switch de 6 portas, nomeadas de FastEthernet0/1 a FastEthernet5/1 e que as portas de 0/1 a 3/1 estão com o enlace ativo (Up), pois estão ligando os PCs 1 a 4, na mesma sequência.

Já foram configurados os endereços IPs de cada PC usando a faixa de endereços 192.168.1.0/24. Para facilitar, o PC1 recebeu o IP 192.168.1.1, o PC2 o IP 192.168.1.2 e assim por diante. Para configurar o endereço IP em um PC, clique no ícone do PC desejado e na janela que se abre, clique na aba “Config” e selecione a placa de rede do PC que se deseja configurar. Neste caso, os PCs só possuem uma placa de rede nomeada como FastEthernet0. Clique na interface FastEthernet0 e as configurações desta placa aparecerão na parte direita da janela, como mostra a Figura 13.

Configuração IP do PC1

Agora vamos testar a conectividade entre os computadores através de comandos ping entre eles. Abra um Prompt de comandos no PC1 clicando sobre o ícone dele e selecionando a aba “Desktop” e, em seguida, a opção “Command Prompt”. Ao abrir o Command Prompt, digite o comando: ping 192.168.1.2. Repita o comando colocando o endereço IP dos outros computadores. Observe que você consegue obter resposta de cada um deles, conforme Figura 14.

Realizando pings de PC1 para os outros computadores

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados