Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 15 - Exercitando o que Aprendemos

Praticando a Criação e Configuração de VLANs com o Cisco Packet Tracer

Conectividade funcionando, chegou a hora de criarmos as VLANs para separarmos os computadores em redes LANs distintas, chamadas de Virtual LAN. Conforme você observou na Aula 14, essa configuração de VLAN tem que ser feita no Switch, informando para cada porta qual é a sua VLAN. Por padrão, todo switch gerenciável que suporta o recurso de VLAN coloca todas suas as portas na VLAN 1, também chamada de VLAN Default. Assim, o trabalho a ser feito é criar outras VLANs e mover as portas para estas outras. Vamos criar as VLANs de número 101 e 102. Para isso, clique no ícone do Switch e na janela que se abre, clique na aba “Config” e, em seguida, no botão da esquerda “VLAN Database”. Aparecerá a janela da Figura 15.

Configuração de VLAN do Switch.

Observe na Figura 15 que, neste caso deste modelo de switch que estamos utilizando, além da VLAN Default, aparecem outras VLANs pré-configuradas. Vamos ignorá-las e vamos criar as nossas VLANs. No campo VLAN Number informe o número 101 e no campo VLAN Name informe “Administrativa” e clique no botão “Add”. Vamos repetir estes passos para a segunda VLAN. No campo VLAN Number informe 102, e no campo VLAN Name informe “Academica” e clique no botão “Add”. Observe que a medida que criamos uma VLAN ela já aparece na lista de VLANs logo abaixo.

Agora vamos colocar os computadores PC1 e PC2 na VLAN Administrativa e PC3 e PC4 na VLAN Acadêmica. Na mesma janela da Figura 15, selecione a porta FastEthernet0/1 clicando no botão correspondente. No campo VLAN, do tipo menu cortina, marque a VLAN 101:Administrativa. Observe que automaticamente ele retira a porta da VLAN 1, conforme mostra a Figura 16. Repita este procedimento para a porta FastEthernet1/1 onde está o PC2. E nas portas FastEthernet2/1 e FastEthernet3/1, onde estão PC3 e PC4 respectivamente, selecione no campo VLAN a opção “102:Academica”.

Definindo a VLAN da porta FastEthernet0/1.

Pronto, após fechar a janela de configuração das VLANs, se você parar o mouse sobre o ícone do Switch vai observar que ele mostra que as duas primeiras portas estão na VLAN 101, as duas seguintes na VLAN 102, e as portas restante na VLAN 1. Vamos repetir os testes de ping para verificarmos se as configurações estão corretas. Abra novamente o Prompt de Comandos de PC1 e digite [ping 192.168.1.2] e depois [ping 192.168.1.3] e [ping 192.168.1.4]. Observe que você recebe resposta de PC2 mas não recebe de PC3 e PC4. Teste a conectividade também a partir de PC3 ou PC4 e veja que eles também não conseguem se comunicar com PC1 e PC2, como mostrado na Figura 17.

Testando a conectividade de PC4 para PC1 e PC3.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados