Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Ao clicar em “Editar”, será aberta a janela mostrada na Figura 10. Escolha a opção “configuração IPv4” e depois selecione a opção “Manual”.
Mais uma tela será aberta, conforme mostrado na Figura 11. Estamos quase terminando. Clique no botão “Adicionar” e preencha os campos “Endereço” e “Máscara de rede”, conforme indicado. Clicamos em “Salvar” e terminamos.
Mas, e agora, como fazemos para testar? Bem, da mesma forma que fizemos no Windows. Você poderá ir para uma das máquinas Windows já configuradas nessa aula e testar com o comando “ping”, como fez antes, ou digitar o comando na própria máquina Linux. Lembre-se apenas de utilizar no comando ping o endereço IP da outra máquina com a qual quer se comunicar (e não o seu próprio endereço). Esse comando é comum aos dois sistemas operacionais!
Você pode verificar a configuração IP de uma placa de rede no prompt de comando através do comando “ifconfig” no Linux, e “ipconfig” no Windows. Além do endereço IP da placa, esses comandos também mostram seu endereço Ethernet.
Uma curiosidade é que nas versões mais antigas do Windows era necessário reiniciar a máquina após trocar seu endereço IP. Nas versões atuais, isso não é mais necessário. Por outro lado, no Linux, isso nunca foi necessário.
O Linux também permite, quando desejado, trocar o endereço IP apenas temporariamente (a modificação será perdida após a reinicialização da máquina). Para isso, utiliza-se o comando ifconfig. A sintaxe é: ifconfig
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados