Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 01 - Entendendo os sistemas e as formas de conectividade

A evolução dos computadores

Para começar nossos estudos acerca dos sistemas e formas de conectividade, apresentaremos um pouco da história dos computadores e sua evolução, identificando como isso motivou o desenvolvimento das redes de computadores.

Mainframes

Os primeiros computadores surgidos nos anos 1950 eram conhecidos como Mainframes, ou computadores de grande porte. Eram enormes e ocupavam salas inteiras (Figura 1). Para o funcionamento de tais computadores era necessário que a temperatura e a umidade da sala fossem controladas, e, embora tivessem um poder computacional elevado para sua época, não chegam nem perto de qualquer computador pessoal existente na atualidade. Devido ao seu elevado custo, cada empresa tinha, no máximo, um desses computadores, que era encarregado de executar todos os programas utilizados.

Eniac – Mainframe que pesava 27 toneladas e tinha quase 18 mil válvulas

Os usuários dessas máquinas não tinham teclado e monitor para digitar seus programas. Ao invés disso, utilizavam uma máquina especial onde os programas eram representados em cartões perfurados. Esses cartões eram, então, lidos pelo mainframe que executava apenas um programa por vez. Quando um programa terminava, outro programa era carregado e executado. Desse modo, esses computadores eram limitados a um usuário de cada vez.

Nos anos 1960, os mainframes tornaram-se capazes de carregar programas de vários usuários simultaneamente, deixando que cada um utilizasse o computador por certo período de tempo, o que ficou conhecido como sistemas de tempo compartilhado. Isso gerou a necessidade de criar mecanismos para permitir que vários usuários acessassem o mainframe simultaneamente, dando origem aos chamados Terminais Interativos.. Esses equipamentos eram compostos por teclados e monitores interligados por meio de cabos ao computador central (mainframe), permitindo que os usuários tivessem uma comunicação direta e interativa com ele.

Mas, vale ressaltar que esses terminais não eram computadores completos, uma vez que podiam apenas informar ao mainframe as teclas digitadas e mostrar na tela do monitor as informações retornadas por aquela máquina. Todo o processamento era ainda centralizado no mainframe. Como os terminais interativos podiam estar espalhados pela empresa, os cabos que os interligavam ao computador central formavam, assim, um sistema de comunicação.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados