Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 03 - Componentes – Visão Geral e Componente Rótulo (JLabel)

Top-level Contêineres e Hierarquias de Contêineres

Todo programa que usa componentes do Swing tem pelo menos um contêiner top-level. Esse é a raiz da hierarquia de contêiner e esta última, por sua vez, contém todos os componentes do Swing que aparecerão dentro do contêiner top-level.

Uma aplicação para desktop cuja GUI utiliza o Swing tem pelo menos uma hierarquia de contêineres com um JFrame como sua raiz. Por exemplo, se uma aplicação tem uma janela principal e duas caixas de diálogo, então, a aplicação tem três hierarquias de contêiner. Uma que tem um JFrame como raiz e duas com um JDialog como raiz.

A Classe JComponent

Com exceção dos contêineres top-level, todos os componentes do Swing cujo nome começa com “J” são descendentes da classe JComponent. Por exemplo, os componentes JPanel, JScrollPane, JButton e JTable herdam todas as características de JComponent. Já o JFrame e o JDialog não, porque eles são contêineres top-level.

A classe JComponent provê as seguintes características a seus descendentes:

  • Tool tips: essa propriedade lhe permite criar uma mensagem do tipo String (texto) no componente com a finalidade de mostrar ao usuário uma mensagem informativa sobre o seu conteúdo. Por exemplo, você poderia inserir uma mensagem do tipo: “Informe o CPF no formato: 999.999.99-99”, quando o componente fosse selecionado.
  • Bordas e Desenho: permite especificar as bordas de um componente, do tipo: borda de linha, borda composta, borda de título, entre outras. É possível também desenhar dentro de um componente.
  • Look-and-feel: possibilita a mudança do visual e do comportamento de um componente.
  • Propriedades customizadas: você poderá associar uma ou mais propriedades a cada JComponent.
  • Suporte a layout: possibilita a mudança das características de layout dos componentes, tais como tamanho mínimo do componente, alinhamento etc.
  • Suporte a acessibilidade: provê funcionalidades de apoio a tecnologias assistidas como leitores de tela terem acesso às informações do Swing.
  • Drag and drop: provê recursos de arrastar e soltar os componentes em outras posições da tela.
  • Buffer duplo: suaviza o aparecimento dos componentes na tela.
  • Key binding: associa teclas do teclado a eventos dos componentes.

Componentes do Swing

Nesta aula será apresentado o mais, digamos assim, indispensável dos componentes: o rótulo (JLabel). Outros componentes serão apresentados nas próximas aulas. Começaremos pelos componentes mais usados, explicando seus principais métodos e propriedades, e, com o desenvolver das aulas, veremos alguns componentes de uso mais específico e que serão utilizados em estudos posteriores. Serão mostrados exemplos do uso de cada componente, assim como serão cobrados exercícios para todos eles. Para isso, utilizaremos o NetBeans para o desenvolvimento de todos os exercícios do presente curso.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados