Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 03 - Componentes – Visão Geral e Componente Rótulo (JLabel)

Componentes Swing – Uma Visão Geral

Os componentes do Swing têm uma aparência própria, diferente dos componentes equivalentes que estão ligados diretamente a um sistema operacional, como os componentes do Windows, por exemplo. Veja o exemplo da Figura 1:

Aparência dos componentes do Swing comparados aos componentes nativos do Windows

Perceba que, visualmente, os componentes são diferentes. Isso acontece porque no caso do Swing, os componentes visuais fazem parte da máquina virtual (JVM – Java Virtual Machine) e isso o deixa totalmente independente do sistema operacional que está por trás disso tudo.

Como consequência, temos a vantagem de ter um programa feito em Java utilizando componentes Swing com, exatamente, a mesma aparência quando executado em diversos sistemas operacionais. A Figura 2 mostra que nos vários sistemas operacionais (Windows, Unix, MacOS etc.) o ambiente encontrado pelo programa Java é o mesmo, ou seja, ele é compilado para ser executado em uma máquina virtual, não importando em que arquitetura computacional essa esteja inserida.

A plataforma Java (JVM) permite manter a mesma aparência independentemente do Sistema Operacional (SO)

Já a figura a seguir (Figura 3) ilustra as camadas de software e hardware de um sistema computacional, destacando a máquina virtual como intermediária entre um programa feito em Java e o hardware que, efetivamente o executará. Como a figura sugere, fica a cargo da máquina virtual a tradução do programa Java para a plataforma na qual a JVM está instalada. Essa solução gera o que chamamos de portabilidade, que nada mais é do que a capacidade de se implementar e compilar um programa apenas uma vez e poder executá-lo em várias plataformas de hardware e software diferentes.

Destaque da plataforma Java como intermediária entre o hardware e o software

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados