Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 03 - Componentes – Visão Geral e Componente Rótulo (JLabel)

Usando Contêineres Top-level

Contêineres são componentes que têm a capacidade de incluir outros componentes no seu interior. É o mesmo conceito para os contêineres da vida real, aquelas enormes caixas utilizadas para armazenar mercadorias transportadas por navios e caminhões de um lugar para outro. O Swing provê três classes que são consideradas contêineres de mais alto nível (conhecidas também como contêineres top-level): JFrame, JDialog e JApplet. Isso quer dizer que:

  • Para aparecer na tela, cada componente deve fazer parte de uma hierarquia de contêiner. Uma hierarquia de contêiner consiste em uma árvore de componentes que tem um contêiner top-level como raiz. Mostraremos um exemplo mais adiante.
  • Cada componente da GUI (Graphics User Interface, ou seja, Interface Gráfica do Usuário) deve ser inserido apenas uma vez. Se um componente já estiver em um contêiner e você tentar adicioná-lo em outro contêiner, este componente será removido do primeiro contêiner e adicionado ao segundo.
  • Cada contêiner top-level tem um content pane que contém, direta ou indiretamente, os componentes visíveis daquele contêiner top-level.
  • Você pode, opcionalmente, adicionar uma barra de menus a um contêiner top-level. A barra de menus é posicionada dentro do contêiner top-level, mas fora do content pane.

A Figura 4 representa um JFrame criado por uma aplicação. Esse frame contém uma barra de menus (com as opções padrões) e, no content pane do frame, alguns labels (rótulos).

JFrame mostrando a barra de menus e o content pane acomodando os labels

A Figura 5 mostra a hierarquia de contêineres para a GUI da figura anterior.

Hierarquia de contêineres utilizada no exemplo

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados