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arrow_back Aula 02 - Introdução ao Swing

Ajustando os Componentes

  1. Repare que logo acima do JFrame aparece uma pequena janela com algumas dicas que podem lhe auxiliar. Caso queira fechar essas dicas, basta clicar no pequeno quadrado (com um “X”) à direita.
  2. Para alterar o texto do JTextField, clique no componente e procure no painel de propriedades o campo text. Ao apagar o texto padrão JTextField1, que constava anteriormente, as dimensões são alteradas automaticamente, como mostra a Figura 15 a seguir.
    Figura 15 - Alterando a propriedade text
    Alterando a propriedade text
    Fonte: NetBeans
  3. Como não queremos nenhum texto inicial no JTextField, manteremos esse campo vazio. Agora, de forma similar, altere o campo text dos outros componentes, adicionando os nomes sugeridos, como na Figura 16 (JLabel1 “milhas/h”, JButton “Converter” e JLabel2 “Km/h”).
    Figura 16 - Componentes com a propriedade text alterada
    Componentes com a propriedade text alterada
    Fonte: NetBeans
  4. Agora sim, vamos ajustar as dimensões dos componentes. Clique no JTextField. Repare nos pequenos quadrados que aparecem no contorno do componente.
  5. Clique no pequeno quadrado do lado direito do componente. Segure o botão do mouse e arraste o cursor para ajustar no tamanho desejado, sem se preocupar em ocultar outros componentes que estejam próximos. Veja a Figura 17 a seguir:
    Figura 17 - Alterando as dimensões do JTextFiled
    Alterando as dimensões do JTextFiled
    Fonte: NetBeans
  6. Ao soltar o botão do mouse, os outros componentes se ajustam automaticamente às novas posições. Veja a Figura 18 a seguir:
    Figura 18 - Componentes com posicionamento ajustado
    Componentes com posicionamento ajustado
    Fonte: NetBeans
  7. Por fim, ajuste o tamanho do JFrame. Posicione o cursor no canto extremo inferior direito e arraste até obter as dimensões desejadas, eliminando todo o espaço extra. Veja a Figura 19 a seguir:
    Figura 19 - Ajustando as dimensões do JFrame
    Ajustando as dimensões do JFrame
    Fonte: NetBeans
  8. A parte realizada na GUI está completa. Vamos, agora, concluir o aplicativo inserindo os comandos de conversão ao botão.
  9. Clique no botão Converter com o botão direito do mouse. Siga a sequência de opções conforme mostra a Figura 20 a seguir:
    Figura 20 - Inserindo um evento no botão
    Inserindo um evento no botão
    Fonte: NetBeans
  10. Aparecerá na tela a área onde deverá ser incluído o código que será executado quando o botão for apertado.
  11. Insira a linha de comando especificada abaixo

    AخA
    1
    int tempFahr = (int)((Double.parseDouble(jTextField1.getText())) * 1.609344); <br>
    2
    jLabel2.setText(tempFahr + " Km/h"); 

    Perceba que o jTextField1 faz referência ao nome do atributo do campo de texto que foi criado e o jLabel2 ao nome do segundo rótulo (Km/h).

  12. Não se preocupe, agora, em entender o código. Posteriormente, vamos detalhar exemplos similares. O código-fonte deve ficar conforme mostrado na Figura 21 a seguir:
    Figura 21 - Inserindo a linha de código no botão
    Inserindo a linha de código no botão
    Fonte: NetBeans
  13. Pronto, finalizamos o aplicativo. Agora, vamos executar o que construímos. Na barra de tarefas superior, clique no ícone indicado na Figura 22 ou utilize a tecla de atalho F6.
    Figura 22 - Visualização final do código fonte
    Visualização final do código fonte
    Fonte: NetBeans
  14. A janela do aplicativo aparecerá no canto superior esquerdo, como apresentado lá no início, antes de começarmos a construir o aplicativo (veja a Figura 23).
    Figura 23 - Janela final do aplicativo
    Janela final do aplicativo
  15. Teste o aplicativo e confira se o resultado está de acordo com o esperado, conforme mostra a Figura 23.

Veja que o resultado da conversão aparece no JLabel2, e que o resultado aparece juntamente com o texto "km/h", substituindo o texto anterior. Agora, exercite o que aprendemos nesta aula fazendo a atividade proposta.

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Vídeo 04 - Adicionando Funcionalidades

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