Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula
Conforme visto na aula anterior, o NetBeans IDE oferece muitas vantagens quando comparado a um editor de textos comum. Dessa forma, recomendamos o seu uso sempre que possível. Ainda na aula anterior, você pôde obter informações sobre como consegui-lo e como instalá-lo no seu computador.
Nesta aula, introduziremos o Swing através da construção, passo a passo, de uma aplicação que faz conversão entre unidades de velocidade, no nosso caso, de milhas por hora (mph) para quilômetros por hora (km/h). Essa aplicação utiliza um pequeno subconjunto dos componentes do Swing e, à medida que você for lendo as próximas aulas, vai se deparar com mais componentes.
Para a construção de aplicativos gráficos, iremos utilizar o construtor de interfaces gráficas do NetBeans IDE, que torna a construção de interfaces com o usuário uma simples tarefa de arrastar e soltar. Sua geração automática de código simplifica bastante o processo de desenvolvimento das GUIs (Graphical User Interface ou Interface Gráfica com o Usuário), permitindo que o foco do programador esteja na lógica da aplicação, e não na infraestrutura necessária ao aplicativo.
Como esta aula é um passo a passo, nós recomendamos que você abra o NetBeans IDE e execute cada etapa na medida em que lê o material. Essa será a maneira mais rápida e fácil de aprender a programar com Swing. Cada passo está ilustrado com a tela que você vai encontrar durante a construção do aplicativo, facilitando a leitura, caso não esteja em frente a um computador com o NetBeans IDE instalado.
A interface Gráfica final deste aplicativo vai se parecer com a mostrada na Figura 1, a seguir.
Vamos aos passos para a construção do nosso aplicativo:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados