Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução ao Swing

Aprendendo Swing com o NetBeans IDE

Passo 5:

  1. Em seguida, defina o nome da classe “NewFrame” e o nome do pacote “ConverterVelocidade”. Você pode definir os nomes como quiser, mas seguiremos com a sugestão proposta pelo ambiente. Veja a Figura 7, a seguir.
    Especificando detalhes do JFrame
  2. Os campos são automaticamente sugeridos. Clique no botão Finalizar quando estiver pronto. Quando a IDE terminar de carregar, à direita, aparecerá a área gráfica, onde visualmente manipularemos os vários componentes do Swing.
Tela, após a criação do JFrame

Passo 6:

Inicialmente, apenas demonstraremos como desenvolver esse pequeno projeto de conversão de velocidades. À medida que formos progredindo, entraremos em detalhes em relação aos componentes e suas propriedades.

Área do projeto:

É onde iniciaremos a construção de forma gráfica da nossa GUI. O NetBeans disponibiliza duas opções de visualização: a vista gráfica do projeto (mostrada na figura anterior) e a vista do código fonte (apresentada na Figura 9 a seguir).

Visualização do código fonte do projeto

Podemos alternar a visualização facilmente, manipulando as guias em destaque na figura acima. Entretanto, vamos trabalhar com a visualização gráfica; então, clique na guia Projeto.

Você estará visualizando o único objeto JFrame representado pelo grande retângulo delimitado por uma linha laranja (Figura 8. À medida que formos acrescentando outros componentes e alterações, automaticamente o código gerado pela IDE aparecerá na guia código fonte. Vejamos, então, como fazer isso:

  1. Clicando no componente JFrame aparecerá, no canto inferior direito, o painel de propriedades com várias características do componente que poderão ser alteradas facilmente. Localize o campo name e altere o nome do JFrame para “convertermilhas”, conforme mostra a Figura 10 a seguir. Painel de propriedades
  2. Em seguida, na janela à direita, clique e arraste um campo de texto (JTextField) para dentro da área do JFrame. Ao localizar o JTextField dentro do JFrame, o construtor do GUI fornece as linhas tracejadas para auxiliar no ajuste de localização do objeto. Usando as linhas-guia, localize o objeto no canto superior esquerdo, como mostrado na Figura 11 a seguir. Inserindo um campo de texto

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados