Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula

arrow_back Aula 04 - Plataformas full-stack - Parte 1

Características do Ruby on Rails - parte 2

Testes automatizados

O Ruby on Rails já disponibiliza um conjunto de ferramentas para testes automatizados da sua aplicação.

As ferramentas já disponíveis no framework são: MiniTest: Testes de unidade e avaliação de performance Capybara: Testes de sistema e interface Testes paralelos: acelera os testes permitindo serem executados em paralelo

Para mais informações sobre testes, visite: https://guides.rubyonrails.org/testing.html

Internacionalização

O Rails tem um suporte forte para internacionalização de aplicações através da biblioteca Ruby I18n, permitindo que você crie facilmente sistemas que suportam múltiplas línguas de maneira organizada.

O processo de internacionalização significa que você pode criar um sistema que através de uma simples configuração pode ser executado com uma língua padrão diferente. Claro que é necessário que você informe quais são as traduções que você suporta, mas o Rails oferece uma forma organizada de você adicionar os textos do seu sistema em diferentes línguas em arquivos separados do HTML, o que torna o processo de tradução muito mais fácil.

Além da tradução, o Rails permite que as datas e formatos monetários sejam convertidos de maneira correta de acordo com as opções do usuário do sistema.

Por exemplo, o arquivo na sua aplicação config/locales/en.yml pode conter suas strings em inglês da seguinte forma:

en:
  welcome: Hello!
  bye: Goodbye

E outro arquivo chamado config/locales/pt-BR.yml pode conter as suas strings em portugês:

pt-BR:
  welcome: Olá!
  bye: Até logo

Para utilizar essas strings nas suas páginas ERB (algo similar ao EJS, porém utilizando o Ruby embutido no HTML), você deve executar o seguinte comando Ruby:

<%= I18n.translate 'welcome' %>

Ou

<%= I18n.translate 'bye' %>

E o Rails vai selecionar o texto final correto de acordo com a configuração da aplicação (que pode inclusive mudar de acordo com o usuário que está logado no sistema, por exemplo).

Existem muitas opções de internacionalização no Rails. Para descobrir mais, visite: https://guides.rubyonrails.org/i18n.html


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados