Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula
O Rails tem uma filosofia de que a maioria das configurações de um framework deve ser opcional e, caso não se configure nada, em uma determinada funcionalidade, ela deve se comportar de uma maneira bem determinada.
Por exemplo, no Rails é possível se criar models, que são classes que representam tabelas no banco de dados. Essas classes são escritas na linguagem de programação Ruby e devem herdar da classe ApplicationModel. Segue um exemplo (em Ruby):
class Produto < ApplicationModel end
Nesse exemplo acima está se declarando uma classe chamada "Produto", herdada de ApplicationModel, classe interna do Ruby on Rails que tem funcionalidades de acesso a banco de dados. No exemplo, nenhuma outra configuração foi feita, nenhum construtor criado, nenhuma informação à qual tabela do banco essa classe está associada, nem em que máquina o banco de dados está. Tudo isso pode ser mudado, mas se você não informar nada, o Rail vai assumir alguma convenções, como, por exemplo que o nome da tabela será "produtos" (o nome da classe, em minúsculo e no plural), que o banco é o mesmo que está configurado por padrão na aplicação, que a tabela produtos tem uma chave primária chamada "id" que é um inteiro autoincremental, não é necessário informar quais são as outras colunas do banco de dados, pois quando a aplicação iniciar ele obtém essas informações do banco e já cria automaticamente os atributos na classe Produto com os mesmos nomes das colunas da tabela "produtos", e assim por diante. São convenções que podem sim ser mudadas, mas se você criar seu banco as seguindo vai ter um imenso ganho de produtividade.
O Ruby on Rails já disponibiliza um conjunto de ferramentas para testes automatizados da sua aplicação.
As ferramentas já disponíveis no framework são: MiniTest: Testes de unidade e avaliação de performance Capybara: Testes de sistema e interface Testes paralelos: Acelera os testes permitindo serem executados em paralelo.
Para mais informações sobre testes visite: https://guides.rubyonrails.org/testing.html
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados