Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula
As bibliotecas de componentes UI talvez não possam por si só serem chamadas de plataforma de aplicações web, mas são ferramentas bastante importantes na criação de páginas para a internet, já que elas oferecem muitos elementos prontos que seriam de criação demorada e repetitiva.
No contexto de autoria de páginas HTML, as tecnologias mais comumente utilizadas são HTML, CSS e Javascript. Entretanto é importante notar que a criação de páginas utilizando somente essas tecnologias, apesar de oferecer uma imensa flexibilidade, pode ser uma atividade demorada, já que funcionalidades mais complexas exigem muito trabalho e repetição de código.
Em linhas gerais o objetivo dessas bibliotecas é oferecer uma forma mais fácil de se criar interfaces estáticas, mas podem ser utilizadas em conjunto com tecnologias de criação de interfaces dinâmicas e em alguns casos até oferecem algumas funcionalidades dinâmicas.
Normalmente elas são chamadas (em inglês) de:
É possível que você encontre na internet outras variações dessas terminologias, mas em linhas gerais se referem ao mesmo tipo de biblioteca.
Essas bibliotecas podem ser utilizadas em páginas HTML estáticas, mas também podem se integrar bem em páginas HTML geradas dinamicamente, no servidor com um framework back-end/full-stack ou no cliente com um framework front-end.
Lembre-se também que bibliotecas de componentes UI não são algo necessário para uma aplicação web ser considerada de alta qualidade. É totalmente possível criar sistemas com uma interface moderna e funcional utilizando somente as tecnologias padrão como HTML, CSS e Javascript.
Vamos, nesta aula, explorar algumas plataformas e conhecer suas diferenças conceituais e seu estilo visual padrão.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados