Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula

arrow_back Aula 01 - Tipos de plataformas de aplicações web

Plataformas back-end

Na disciplina, estamos chamando de plataformas back-end aquelas que oferecem somente as funcionalidades mínimas para que uma aplicação web seja criada no lado do servidor e que deixa a princípio o programador(a) mais livre para adicionar recursos de acesso a banco de dados, geração de HTML dinâmico etc.

Lembre que todas as plataformas full-stack são também plataformas back-end, mas nem toda plataforma back-end é full-stack.

Também existem ao redor de uma linguagem de programação específica e cabe ao programador(a) que deseja utilizá-la, conhecer essa linguagem minimamente para que possa utilizar.

Alguns exemplos são o ExpressJS (Javascript), Sinatra(Ruby), Spring Boot(Java), Flask(Python) e Slim(PHP).

Algumas dessas plataformas também se denominam micro-frameworks back-end, ou seja, frameworks mínimos para que você comece a desenvolver sua solução, somente fornecendo uma forma de se redirecionar requisições HTTP para ações, que as processam e retornam um resultado.

Elas têm como vantagem o fato de serem mais enxutas que as full-stack, mas como desvantagem podemos citar a necessidade do programador(a) de adicionar mais bibliotecas externas para que o sistema fique completo.

Na primeira imagem abaixo, você pode ver a única tela de um sistema criado com o ExpressJS com uma rota que responde a "/ola" e retorna um HTML específico. Já na segunda imagem, você tem o mesmo sistema, porém criado na linguagem Ruby utilizando a plataforma back-end Sinatra.

Descrição imagemSistema mínimo criado com o ExpressJS. Fonte: Autor

Descrição imagemSistema mínimo criado com o Sinatra. Fonte: Autor

É possível gerar um sistema inicial um pouco mais completo com o ExpressJS já com log, EJS, etc, mas também é possível criar facilmente um sistema mínimo como esse, porém, quando o sistema vai crescendo geralmente é necessário se adicionar mais bibliotecas com outras funcionalidades. Da mesma forma, com o Sinatra, é possível se adicionar bibliotecas de acesso a banco de dados, processamento de imagem etc., para se criar um sistema realmente completo, porém isso cabe a você programador(a).


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados