Cursos / Informática para Internet / Plataformas de aplicações Web / Aula
As plataformas de aplicações consideradas full-stack normalmente são uma grande coleção de tecnologias combinadas em um único framework, com soluções já escolhidas por padrão para que você consiga criar sistemas completos sem precisar se preocupar em decidir que tecnologias utilizar para cada parte da aplicação.
las normalmente são criadas ao redor de uma ou mais linguagens de programação específica e te oferecem uma forma de criar uma aplicação "esqueleto" já configurada para se utilizar um servidor web específico para desenvolvimento, normalmente vêm com alguma biblioteca de acesso a banco de dados, sistema de template para criação de HTML dinâmico do lado do servidor (e algumas do lado do cliente também), podem já ter soluções avançadas para envio de e-mail, websocket, alertas, etc.
A vantagem de utilizar uma plataforma full-stack é o fato de as tecnologias escolhidas na plataforma serem muito bem integradas e a quantidade de configuração necessária para se ter um sistema funcional ser menor.
As maiores desvantagens são o fato de seu sistema ficar normalmente maior que o necessário e ser necessário um maior tempo de aprendizado para se conhecer todo o funcionamento da plataforma.
Alguns exemplos são o Sails(Javascript), AdonisJS(Typescript), RubyOnRails(Ruby), Laravel(PHP), dentre outras. Sistema base gerado com o SailsJS já com autenticação implementada. Fonte: Autor
Telas de adicionar e visualizar um produto em um sistema gerado com o RubyOnRails e utilizando o recurso de scaffold para gerar automaticamente as páginas de criar/listar/detalhar/editar/remover produtos.
As plataformas full-stack, mesmo com uma série de configurações e escolhas de tecnologias prontas, podem ser altamente configuráveis e você pode alterar o comportamento delas, as deixando com a sua cara e utilizando suas tecnologias favoritas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados