Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Já no fim da nossa expedição, vamos conhecer um serviço que nos acompanhará em outras jornadas: o armazenamento em nuvem! Você se lembra da Web 2.0, que aprendemos na aula passada? A ideia da Internet como plataforma? Então, podemos dizer que o armazenamento nas nuvens é um grande exemplo disso. Com o crescimento da internet no que se refere à quantidade de acesso, qualidade de velocidade e muitos serviços que fazíamos offline foram para a rede. É o conceito de computação em nuvem.
Disquete, CD-ROM, pendrive…Tudo isso já é quase coisa do passado no que diz respeito a armazenamento e transporte de dados. Como você viu, por muito tempo a Educação a Distância (EaD) fez uso dessas mídias para entregar o material didático em formato digital. Atualmente, tudo está na rede! Veja esta própria aula! Assim como ela, basta uma conexão à internet e um link para que alguém possa acessar conteúdos compartilhados por outra pessoa na web.
Há serviços na internet que disponibilizam espaço em disco para você guardar arquivos de modo gratuito. Alguns oferecem uma quantidade limitada de armazenamento, podendo ser ampliado com pagamento de mensalidades ou mesmo de acordo com o tamanho ilimitado em casos de uso para finalidades educacionais. Estamos falando de ferramentas como: Dropbox (dropbox.com), OneDrive (onedrive.com) e Google Drive (drive.google.com). Você conhece e já utiliza alguns deles? Se não, vamos conhecê-los.
Quanto ao uso dessas ferramentas para finalidades educacionais, podemos mencionar como exemplo o caso do G Suíte, já visto anteriormente. Instituições de ensino podem solicitar a plataforma educacional do Google (Google for Education), e seus usuários terão acesso ilimitado a espaço de armazenamento em nuvem.
O serviço de armazenamento em nuvem da empresa homônima oferece 2GB de espaço gratuito na rede para sincronizar e compartilhar arquivos com outros usuários. Caso queria mais espaço, você pode assinar um dos planos da empresa ou convidar amigos para entrar no serviço. A cada pessoa convidada, você recebe 500MB. Se desejar, pode entrar pelo meu convite, clicando aqui. O diferencial é que você pode instalar um software em seu computador ou dispositivo móvel (smartphone ou tablet) e sincronizar os arquivos salvos na pasta local do Dropbox com sua conta nas nuvens.
Criado pela Microsoft inicialmente como SkyDrive, o serviço disponibiliza 5GB gratuitos aos seus usuários. Com ele também é possível definir arquivos públicos, delimitar pessoas específicas ou seus amigos para acessá-los e ainda deixar os conteúdos privados.
Mais uma vez a Google se destaca. O seu serviço de armazenamento em nuvens é integrado com uma suíte de escritório e outros aplicativos para atividades na web. Mas isso são cenas dos próximos capítulos (da Aula 7 em diante). Por hora, é importante você saber que o Google Drive disponibiliza para qualquer conta Google 15GB. Instituições educacionais que adotam a plataforma G Suite do Google for Education têm acesso de armazenamento ilimitado para os seus usuários!
Assim como as outras ferramentas, destacarei o serviço da Google a fim de exemplificar. Para acessar esse serviço, existem duas opções: 1) pelo site: drive.google.com e 2) pelo menu de aplicativos na página inicial da Google.
Figura 27 - Acesso ao Google DriveAo acessar seu espaço no Google Drive, verá uma tela em que a primeira coluna (à esquerda) dispõe das opções de menu da plataforma. Na coluna do centro, por sua vez, são exibidos os arquivos listados na sua nuvem. Por fim, na terceira coluna (à direita), são mostrados as últimas atividades e os detalhes da movimentação nos arquivos. Confira se é algo semelhante à tela do meu Google Drive:
No Google Drive, você pode salvar diversos tipos de arquivos, como documentos, imagens, áudio, vídeo, entre outros. Entretanto, há alguns limites para o tamanho desses arquivos. Mas calma! Esses tamanhos são absurdamente grandes! Veja:
Além disso, quase todos os tipos de arquivos são compatível com o Google Drive, ou seja, você pode armazená-los e até abri-los na própria plataforma. Veja algumas extensões de arquivos que são suportadas pelo serviço de nuvem da Google:
Você conhece todos esses tipos de arquivos? Marque aqueles conhecidos e busque na internet informações sobre as extensões que ainda não lhe são familiares. Certamente, terá bastante contato com algumas delas aqui no curso ou mesmo na sua atuação profissional na área de TI.
Uma vez aberto seu Google Drive, é possível salvar e abrir qualquer arquivo. Não estranhe se, na primeira vez que acessar o seu armazenamento nas nuvens da Google, já encontrar alguns arquivos salvos. Eles podem estar relacionados a arquivos compartilhados por outras pessoas ou recebidos pelo Gmail e você, provavelmente por engano, pediu para salvar no Drive (lembra dessa opção quando vimos funções do e-mail da Google?) ou, então, podem ser arquivos manipulados pelos seu smartphone com Android que foram salvos em seu "pendrive" virtual.
Para ver o arquivo, basta clicar duas vezes sobre ele. Os arquivos relativos a documentos, planilhas, apresentações, formulários e desenhos nativos do Google Drive, ou seja, criados no próprio serviço de armazenamento, são abertos automaticamente nos próprios aplicativos da plataforma. Para determinar qual sua preferência quando abrir os arquivos, é suficiente clicar, sobre o arquivo desejado, com o botão direito do mouse e, no menu aberto, escolher uma das opções disponíveis em Abrir com .
Figura 29 - Abrindo um arquivoPara salvar os arquivos, você tem a opção de fazer um upload. Existem duas formas bem simples. Uma é arrastar os arquivos do seu computador para dentro da janela do Google Drive; a outra é clicar no botão Novo e fazer o upload de arquivos, procurando os desejados entre os seus arquivos no computador. Esse último procedimento é semelhante a anexar arquivos em e-mails.
Figura 30 - Salvar arquivosQue tal explorar outras funções do Google Drive? Certamente, você encontrará funcionalidades que nem esperava! Além disso, nas próximas aulas, estudará bastante acerca dessa plataforma da Google! Mais do que a função de armazenamento nas nuvens, vamos explorar as ferramentas de produção do Google Drive.
Com isso, encerramos por aqui nossa exploração pelo além-mar da internet! É hora de ancorar em porto seguro e refletir sobre tudo o que você conheceu e aprendeu nesta expedição!
Você já ouviu falar sobre wiki? Wiki é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa criar e/ou alterar um conteúdo, ou seja, no wiki, conteúdos podem ser editados por múltiplos colaboradores. O formato wiki é bastante útil para o trabalho em equipe. Nesta atividade, você terá acesso a uma wiki do Moodle, para compartilhar com os colegas de sua turma as funções extras encontradas acerca dos serviços apresentados na aula. Será sugerido um modelo de tópicos com: título da função, comandos e descrição.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados