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arrow_back Aula 06 - Navegar é preciso; viver não é preciso

Terra à vista: caixa de entrada do Gmail

Agora que você já sabe como enviar um e-mail e inserir algumas personalizações, veremos como gerenciá-lo. Na caixa de entrada, ficam listadas todas as mensagens recebidas por você, permitindo-lhe uma ideia geral do conteúdo delas e de quem as enviou.

Figura 15 - Caixa de entrada
Caixa de entrada

Por padrão, sua caixa de e-mail é organizada em seis colunas, assim representadas, da esquerda para a direita:

Ícone Função
Caixa de seleção
Ao clicar na caixa de seleção, o e-mail é marcado para que você realize alguma ação.
Marcar com estrela
Ao clicar neste ícone, a estrela é "acesa" e o e-mail fica guardado e arquivado em um menu específico. Isso facilitará a busca e a identificação de uma mensagem com essa marcação.
Marcar como importante
Semelhante ao item anterior. A diferença é que, se o e-mail gerar muitas interações entre os interlocutores, automaticamente o Gmail sugere essa marcação.
Remetente: Identificação da pessoa ou instituição que enviou o e-mail. Por isso, é importante que, ao criar o seu e-mail, você coloque, preferencialmente, seu nome real ou como prefere e costuma ser identificado.
Assunto do e-mail: Um título para a mensagem que indique do que ela se trata.
Hora ou data recebida: Registro do recebimento do e-mail. Se tiver sido recebido no mesmo dia, ficará registrada a hora. Caso seja um e-mail recebido a partir do dia anterior, ficarão indicados dia, mês e ano em que foi recebido.
  • 1Remetente
    Remetente: Identificação da pessoa ou instituição que enviou o e-mail. Por isso, é importante que, ao criar o seu e-mail, você coloque, preferencialmente, seu nome real ou como prefere e costuma ser identificado.
  • 2Assunto do e-mail
    Assunto do e-mail: Um título para a mensagem que indique do que ela se trata.
  • 3Hora ou data recebida
    Hora ou data recebida: Registro do recebimento do e-mail. Se tiver sido recebido no mesmo dia, ficará registrada a hora. Caso seja um e-mail recebido a partir do dia anterior, ficarão indicados dia, mês e ano em que foi recebido.


Esses comandos estão descritos em um documento disponível para download neste link.

Pronto! Com essas informações, você é capaz de configurar algumas funções do seu e-mail, enviar e recebê-los. Mas o que fazer quando os e-mails chegam, vão se acumulando e ficamos perdidos entre eles, sem saber por onde começar?

Que situação, hein? Para isso, além da opção de marcar com estrela ou como importante , você pode criar outros marcadores , que funcionam como pastas. Por meio desse recurso, seus e-mails são automaticamente encaminhados para uma das marcações, conforme os critérios definidos por você. Portanto, é possível criar marcadores para as mensagens recebidas do nosso curso, do seu local de trabalho, de sites de compras, etc.

Para criar um marcador, é necessário:

  1. Clicar na opção Mais , do menu à esquerda na sua caixa de e-mail;
  2. Clicar em Criar novo marcador;
  3. Nomear o marcador;
  4. Clicar em Criar.

Pronto! Seu marcador está criado. Agora, para que as mensagens sejam encaminhadas para ele diretamente, indique alguns e-mails já recebidos. Para tanto, você precisa:

  1. Selecionar um e-mail com a Caixa de seleção ;
  2. Na parte superior, clicar em Marcadores ;
  3. Clicar na caixa ao lado de cada marcador que você deseja adicionar;
  4. Para adicionar um marcador a várias mensagens, selecione-as na caixa de entrada e clique em Marcadores .

Outra opção, é indicar que e-mails específicos sejam enviados diretamente para um marcador. Por exemplo, se você quiser que todos os e-mails enviados do host @imd.ufrn.br sejam armazenados em um marcador IMD, siga os seguintes passos:

  1. Na caixa de busca do Gmail, clique no botão com a seta para baixo para Mostrar opções de pesquisa;
  2. No campo De, digite @imd.ufrn.br e clique em Criar filtro com esta pesquisa »;
  3. Na tela seguinte, marque as opções Ignorar a caixa de entrada (Arquivar) e Aplicar o marcador. Caso já tenha criado o marcador, é só escolhê-lo pelo menu. Se não, você poderá criar ali mesmo;
  4. Marque a opção Também aplicar filtro a conversas correspondentes, para que todos os e-mails do host em questão já recebidos sejam direcionados para o marcador;
  5. Clique no botão Criar filtro e pronto. Todos os seus e-mails do IMD serão diretamente enviados para a pasta desse marcador.

Após criar o marcador, você pode visualizá-lo no menu esquerdo. No botão com a seta para baixo , é possível configurá-lo para alterar a cor, o que facilita, visualmente, a identificação entre os demais e-mails de sua caixa, além da possibilidade de editar o nome atribuído ou mesmo excluir o marcador.

Existem outras maneiras de criar marcadores: i) na parte superior, pela opção Marcadores e ii) no menu de configurações . Que tal explorar pela internet como fazer? Depois nos diga o que lhe pareceu mais fácil!

Figura 16 - Criando marcadores

Agora, se ainda assim você deseja encontrar aquele e-mail escondido entre tantos outros e sem nenhuma marcação, então poderá fazer uma busca! Assim como alguns "truques" vistos no sistema de buscas da Google, o buscador do Gmail também nos oferece comandos para facilitar que e-mails específicos sejam encontrados.

Você perceberá que, ao iniciar a digitação dos comandos e critérios de busca, algumas sugestões serão imediatamente indicadas. Caso apareça o que precisa, basta selecionar clicando com o mouse ou direcionando com as setas do teclado. Do contrário, ao concluir a digitação do operador de busca, basta dar Enter ou clicar no botão de busca , que os e-mails encontrados serão mostrados.


Observe que todos os comandos são associados a palavras que os identificam em inglês. Portanto, lembre-se de dedicar bastante atenção à disciplina de Inglês Técnico!

A seguir, apresento alguns operadores de pesquisa disponíveis no campo de buscas da sua caixa de entrada do Gmail.

Tabela 03 - Pesquisa no Gmail
  • Por remetente

  • Por destinatário

  • Palavras no assunto

  • Agrupar vários termos no assunto

  • Mensagens por palavra ou frase exata

  • Excluir mensagens dos resultados

  • Vários termos

  • Mensagens por marcador

  • Mensagens com anexo

  • Mensagens com um link ou anexos do Google Drive

  • Mensagens de uma lista de e-mails

  • Mensagens enviadas entre determinado período de tempo

  • Mensagens mais antigas ou mais recentes do que um período de tempo em dias (d), meses (m) e ano (y)

  • Resultados que correspondem exatamente a uma palavra



Esses comandos estão descritos em um documento disponível para download neste link.

Caso você tenha alguma dúvida ou deseje saber outros detalhes sobre como ler e organizar e-mails do Gmail, acesse a página de suporte, clicando aqui. No mais, lembre-se: o que é mostrado aqui nunca é o limite! Explore e pesquise a respeito de outras funções e segredos do seu gerenciador de e-mail.

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