Cursos / Informática para Internet / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Para você, esse som soou familiar? Se sim, certamente você sabe o que ele representava em termos de liberdade no ciberespaço. Se não conhecia, saiba que ele era um "doce ruído" para muitos jovens dos anos 1990 e 2000, assim como eu! Dá para imaginar que era quase impossível acessar à web escondido, hein?!
Naquela época, em que a rede mundial de computadores passou a se tornar popular e doméstica, o acesso se dava através de conexão discada por telefone e por um aparelho modem que sempre emitia esse barulho quando a conexão era estabelecida com o provedor de internet. Em razão dos custos da ligação telefônica, para muitas pessoas, meia-noite, em dias úteis, e duas horas da tarde dos sábados, horários de tarifa reduzida, representavam o fim de uma espera para conectar-se ao mundo! Tudo isso a uma supervelocidade de 56Kbps! Isso mesmo: cinquenta e seis kilobytes por segundo!
Para você ter uma ideia do que isso representa, uma conexão, hoje considerada muito lenta, de 1 Mbps (um megabyte por segundo), por exemplo, é quase 20 vezes mais rápida do que a daquela época! É claro que os sites não dispunham dos mesmos recursos de hoje. Então, imagens, animações, vídeos… Nem pensar! E olha que estamos falando de poucos anos de evolução!
Back to the Internet Future…
Que tal acessar um site e ver como ele funcionava há mais de vinte anos? A iniciativa The Wayback Machine, da Internet Archive, oferece um serviço que lhe oportuniza essa experiência. Acesse: https://web.archive.org, escolha um site bem familiar para você e veja qual a versão mais antiga disponível dele, escolhendo as datas marcadas com círculos azuis no calendário. Analise o design da página, os serviços e as mídias disponíveis. Registre suas observações, pois, depois, conversaremos com os colegas para compartilhar nossas experiências em voltar ao passado da internet!
Dá só uma olhada em como era o site da UFRN em 07 de julho de 1998!
Ficou curioso para saber mais sobre o que estava rolando na UFRN nesse período? Algumas notícias ainda estão disponíveis para consulta! Não acredita? Acesse este link e navegue!
As coisas da internet mudaram muito, não é verdade? O fato é que, desde sua origem, como projeto militar, até os dias de hoje, esse serviço de comunicação em rede foi ampliado, novas funções foram incorporadas e diversos setores da sociedade foram ressignificados. A internet, a partir de seus serviços, ampliou e mudou a forma de nos comunicarmos, de comprarmos bens e serviços, de acessarmos e armazenarmos informação, entre outras atividades. Você deve lembrar do que conversamos na aula passada: a área de Tecnologia da Informação (TI) teve impulso, em grande medida, devido à rede mundial de computadores.
Com a sua popularização, a internet se tornou um fenômeno mundial! Como afirma Castells (2003, p. 32): "A internet é, acima de tudo, uma criação cultural". Afinal, dos anos 1990 para cá, muito do que fazemos cotidianamente não teria sentido, ou pelo menos teria um potencial limitado, sem o uso da rede. Ouvir música on-line ou assistir vídeos em streaming, atividades hoje tão comuns, naquela época eram quase coisa de ficção científica! A música Pela Internet, de Gilberto Gil (1998), expressou um pouco da diversidade e inserção da grande rede de computadores em nosso cotidiano, das expectativas existentes em torno dela e do que ela representava no final do milênio passado.
Pela Internet
Criar meu website
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
Você sabia que essa canção foi lançada ao vivo e em tempo real por meio da internet? Pois saiba que, em 14 de dezembro de 1996, com suporte da IBM e da Embratel, esse hit embalou o que seria a primeira streaming de música aqui no Brasil, em uma época em que ainda nem se pensava em chamar transmissões ao vivo pela internet dessa forma. Assista ao vídeo abaixo e veja a mão de obra necessária para fazer algo que hoje qualquer um faz com um smartphone e conexão 3G!
Vídeo 01 - Pela Internet - Gilberto Gil lança ao vivo pela internet Fonte: SEGURA, Mauro. Pela Internet: Gilberto Gil lança ao vivo pela internet, c/ a IBM, em 14 de dezembro de 1996. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EnCH41Wn6Vs>. Acesso em: 27 ago. 2018.A incrível história por trás da música "Pela internet" de Gilberto Gil. Se quiser saber mais sobre essa história, clique aqui!
Quanta evolução, hein? Mas você conhece o histórico da internet para entender como ela chegou até aqui com a sua infinidade de possibilidades? Não?! Pois vamos "velejar nesse infomar"!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados