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arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

A evolução da EaD

Você aprendeu até aqui que uma das características centrais da EaD é o uso de tecnologias de informação e comunicação para mediar o processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos, separados em espaço e, em algumas atividades, também pelo tempo. Por essa razão, a história da EaD está diretamente relacionada à evolução das tecnologias utilizadas nas práticas pedagógicas, uma vez que essas tecnologias proviam a entrega do conteúdo e a interação entre os envolvidos.

Mas você já pensou que tipos de tecnologias foram essas?

A interação ocorre por meio das trocas entre professores e alunos a partir da linguagem. Esta, por sua vez, pode ser oral, visual, escrita e audiovisual, cada uma relacionada com uma mídia específica, respectivamente, áudio, imagem, texto e vídeo. Castro Filho et al. (2009) destacam que:

(...) a linguagem das mídias (ou linguagens midiáticas) pode ser entendida como formas de representação particulares de cada mídia. Assim, há uma associação da linguagem escrita com os meios impressos; da linguagem sonora com o rádio; e da linguagem audiovisual com a televisão e o vídeo. O computador e a internet estão associados a uma linguagem multimidiática, isto é, que adota todas as formas anteriores.
(CASTRO FILHO et al., 2009, p. 48).

Já deu para perceber o spoiler sobre a influência dos computadores, né? Mas, antes de aprofundarmos esse tema, vejamos o significado dos termos mídia e relação multimidiática. O termo mídia tem sua raiz no latim (media – meios) e abrange conceitos que vão desde meios de comunicação de massa, como jornal, rádio, televisão, portais de internet, redes sociais, entre outros, até as tecnologias que servem para gravação de dados, como impressos, fitas cassete e VHS (video home system), voltados especificamente para dados analógicos, e disquetes, CD/DVD-Rom, Mp3 Player, pen drives, cartões de memória, computação em nuvem, entre outros, voltados para dados digitais.

Recursos analógicos x Recursos digitais

Todos esses exemplos de mídias armazenavam dados em texto, imagem, áudio e vídeo, alguns contemplando mais de uma ou várias mídias (multimídia), como é o caso das digitais. Além disso, também têm em comum o fato de terem sido utilizados em cursos EaD para a transmissão de conteúdo e veiculação de material didático.

Vídeo 01 - Curso de idiomas Globo - Comercial 1999 Fonte: PROFETAK. Cursos de Idiomas Globo: comercial 1999. Disponível em: <https://www.youtube.com/embed/NAV12CGRtAA>. Acesso em 12 ago. 2018.

Todas essas mídias são conjugadas com alguma tecnologia, explorada em seu tempo histórico. Outras, nós nem percebemos que são tecnologias por serem tão comuns em nosso cotidiano ou mesmo por estarem em desuso. Por exemplo, você ainda lembra que a carta é um meio de comunicação e, por isso, é também uma tecnologia da informação e comunicação, né? Ela não é digital… Ou até é, mas aí estamos falando de e-mail. Refiro-me às correspondências mesmo, que utilizam o serviço de correio. Pois é. As primeiras experiências de EaD eram vinculadas ao uso de correspondência para entrega do conteúdo. Agora você pode imaginar o quanto demorava a interação, hein?!

Apesar de não haver um consenso entre especialistas da área, é possível classificar a EaD em algumas gerações e fases, de acordo com as tecnologias e mídias utilizadas. Mesmo que representem uma geração dominante, isso não quer dizer que um tenha substituído as outras que a antecederam. Nesta disciplina, adotaremos a seguinte classificação, conforme as tecnologias adotadas:

1a fase: Correspondência;
2a fase: Rádio;
3a fase: Televisão;
4a fase: Computadores que envolvem duas fases (a Multimidiática e o Ensino On-line).

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