Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 08 - Localização e Mapas

Mapas

Configurando o Emulador

Quando vamos utilizar mapas em nossa aplicação, também precisamos modificar os dispositivos virtuais envolvidos. É necessário ter um emulador configurado com o alvo para o Google APIs e em uma versão igual ou superior a API 17. Para fazermos isso, devemos acessar o AVD Manager, pelo Android Studio, e então criar um AVD novo ou editar um antigo para que tenha como alvo o Google APIs da versão atual.

Uma vez configurado o emulador para ter como alvo o Google APIs apropriado para sua versão de aplicação, basta executá-lo normalmente. A partir desse momento, é possível utilizar aplicações que incluam acesso aos mapas sem problemas. Lembre-se também de abrir a tela de Emulator Control, da Figura 1, para simular corretamente as localizações, caso seja necessário.

Referenciando a Utilização dos Mapas no AndroidManifest

Para utilizar a biblioteca externa de mapas em sua aplicação, é necessário declarar isso no Android Manifest. Caso você tenha criado o projeto utilizando o template de Map Activity, o Android Studio já se encarrega de fazer essa inclusão para você. A Listagem 3 mostra a linha que deve ser adicionada ao Manifest, dentro da tag de aplicação.

Listagem 3 – Indicando a utilização da biblioteca de mapas no Manifest

Com isso, temos um mapa funcional, capaz de se movimentar e trabalhar com zoom. Além disso, agora já sabemos como podemos criar camadas sobre o mapa para que possamos indicar pontos ou até mesmo criar um marcador, como mostrado na Activity padrão do template criado. Assim, encerramos a nossa aula de número oito!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados