Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 08 - Localização e Mapas

Localização

Estratégias para Economizar Bateria

Existem algumas estratégias conhecidas para economizar bateria sem prejudicar muito a precisão de sua aplicação. Vejamos agora quais são essas estratégias.

  1. Reduza o tempo ligado ao provedor de localização: Uma menor janela de tempo conectado aos provedores significa, necessariamente, uma redução no consumo de bateria gerado pelo seu aplicativo. Se esforce para calibrar isso da melhor maneira.
  2. Diminua o número de atualizações retornadas pelos provedores: Ao registrar um Listener a um provedor, como vimos anteriormente, é possível definir o tempo que leva para uma atualização ser reportada ao Listener. Aumentar esse tempo pode diminuir o consumo de bateria e principalmente de tráfego de rede gerado pela aplicação.
  3. Restrinja os provedores: Como já vimos, é possível utilizar somente uma das duas opções que o Android provê para conseguirmos acesso à localização de um usuário. Se uma aplicação vai usar apenas um dos dois provedores, então limite-a, fazendo com que ela não fique pesquisando qual dos dois é o melhor. Por exemplo, uma aplicação sobre caminhadas na mata não vai se beneficiar muito de redes Wi-Fi, correto?. Mas, se há a possibilidade de utilizar os dois tipos de provedores, então deixe-os ativos e o próprio Android irá cuidar do consumo dos recursos, escolhendo qual dos dois é o melhor no momento.

Simulando Localizações no Android Studio

Para testar aplicativos que utilizam localização no emulador, precisamos de uma maneira de simular a localização do aparelho, já que a maior parte dos computadores não possui GPS e mesmo os que possuem não o têm integrado ao emulador do Android. Para isso, o Android Studio nos fornece uma tela específica, como podemos ver na Figura 1. Essa tela pode ser acessada através do menu Tools → Android → Android Device Monitor.

Android Device Monitor.

Através dessa tela, é possível definir posições geográficas específicas e então configurar o dispositivo para agir como se estivesse posicionado no local indicado pela simulação. Também é possível gerar arquivos do tipo GPX para simular caminhos por diversos pontos geográficos. Tudo isso pode ser feito facilmente, de maneira visual, pelo menu mostrado na Figura 1.

É importante ressaltar também que para que essa tela funcione corretamente é necessário que haja um emulador ativo no seu sistema. Perceba também que por vezes o Android Studio gera um erro ao tentar abrir essa tela. Isso é causado por falta de permissões para o acesso ao emulador e pode ser corrigido executando o Android Studio como administrador (clicando com o botão direito no ícone e escolhendo a opção "Executar como Administrador". Obviamente, é necessário ter permissões de administrador na máquina utilizada para isso.

Com isso, terminamos nossos estudos sobre localização. O próximo passo é estudar como o Google nos disponibiliza o acesso a sua API de Mapas no desenvolvimento de aplicações Android.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados