Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 08 - Localização e Mapas

Mapas

A utilização de mapas em aplicações Android mudou recentemente, com a adição da plataforma Google Play Services e a migração de interface de desenvolvimento do Eclipse para o Android Studio. As mudanças vieram facilitar a utilização de mapas e agora veremos, passo a passo, como criar um novo projeto e adicionar a ele mapas a partir da própria API do Google.

O primeiro passo é a criação de um novo projeto no Android Studio. Perceba que, durante a criação das Activities, é possível escolher a opção Google Maps Activity, como visto na Figura 2.

Criação de um novo projeto selecionando a opção Google Maps Activity.

Selecionada essa Activity, podemos avançar e utilizar os valores padrão para os campos da tela seguinte, finalizando então a criação de nosso novo projeto.

Após criado o projeto, o Android Studio já irá, por padrão, abrir um arquivo chamado google_maps_api.xml. Esse arquivo contém o caminho necessário para conseguir uma chave do Google Maps API. Essa chave é necessária para que identifiquemos a nossa aplicação ao conectar no serviço de mapas do Google. Ela é única para sua aplicação e pode ser obtida gratuitamente seguindo as instruções que estão descritas nesse arquivo. Caso o arquivo não abra automaticamente, ele pode ser encontrado na pasta Res -> Values para que seja aberto manualmente.

A maneira mais simples de se obter a chave é utilizar o link que está descrito no arquivo google_maps_api.xml e seguir as instruções lá descritas, criando um novo projeto e, em seguida, a chave. O link deve ser algo parecido com:

https://console.developers.google.com/flows/enableapi?apiid=maps_android_backend&keyType=CLIENT_SIDE_
ANDROID&r=A0:D1:D2:A0:AC:B2:B5:4A:31:87:79:C5:33:
23:22:A1:29:CB:15:3D%3Bbr.ufrn.imd.myapplication

Ao acessar o link você deve utilizar a sua conta Google e então registrar a sua aplicação no Google Developers Console, através da criação de um novo projeto (também é possível selecionar um já existente), como pode ser visto na Figura 3.

Criação de um novo projeto no Google Developers Console para obter a chave do Google Maps API.

Após clicar em Continuar, seu projeto será criado e você estará apto então a receber credenciais de diversas APIs do Google. Clique em "Acessar credenciais" para prosseguir com a obtenção da chave.

A próxima tela surgirá com a opção de criar chave de API do Android já selecionada e, se você seguiu para ela pelo link, como indicado anteriormente, com os campos já preenchidos para garantir a criação de sua chave da maneira correta, com a certificação adequada. Caso a impressão digital não esteja preenchida, ela pode ser encontrada no mesmo arquivo que o link havia sido encontrado, o google_maps_api.xml em sua aplicação no Android Studio. Com os campos preenchidos, clique em "Criar" para receber sua chave de APIs do Android. Ela ficará listada como uma das credenciais de seu projeto, como visto na Figura 4.

Credenciais criadas para o projeto criado no Google Developers Console.

Após ter acesso à sua chave, copie-a e substitua, no arquivo google_maps_api.xml do seu projeto no Android Studio, a string lá contida. A Listagem 2 mostra como deve ficar o código do seu arquivo após a adição da chave.

Listagem 2 – Código do arquivo google_maps_api.xml com a chave substituída de maneira adequada.

Com a chave substituída adequadamente no arquivo google_maps_api.xml, podemos então testar a nossa aplicação, uma vez que a Activity inicial que adicionamos ao nosso projeto já é a Activity de mapas, sugerida pelo Android como template.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados