Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 03 - Interfaces Gráficas I

Atributos dos Views

Todo elemento declarado no XML possui um conjunto de atributos. Alguns desses devem ser obrigatoriamente configurados, outros são opcionais para a correta exibição daquela View ou Widget. Alguns atributos são exclusivos de algum View ou ViewGroup específico, outros são padrão e podem ser configurados em qualquer componente. Dentre todos esses atributos, estudaremos agora os três básicos, que são importantes para todas as Views. Mais adiante, quando virmos os principais layouts do Android, discutiremos alguns atributos que são específicos de cada um dos layouts.

O primeiro desses atributos a serem destacados é o atributo ID. Esse atributo identifica o objeto dentro do XML no qual ele está sendo descrito, e é através dessa propriedade que poderemos acessar esse elemento a partir do código Java. Ou seja, todo objeto que precisa ser acessado no código Java ou mesmo ser utilizado por outro objeto dentro do arquivo XML, deve possuir um ID. Para adicionar um ID ao objeto, a propriedade android:id deve ser configurada. O valor desse atributo é definido na forma “@+id/nomeDoObjeto”, indicando que o nome do objeto será uma inclusão ao grupo ID. Na Listagem 2, temos um exemplo de como encontrar uma View pelo seu ID e então alterar alguma propriedade em tempo de execução. Na linha em destaque da Listagem 3, vemos essa referência sendo feita no XML.

Listagem 3 - Referenciando um objeto da interface no próprio XML

Uma vez definido o ID do objeto, vamos aos atributos de layout que devem ser definidos para todas as Views e ViewGroups. O atributo layout_width é o atributo que define o tamanho horizontal do componente, enquanto o atributo layout_height define o tamanho vertical. Esses dois atributos devem obrigatoriamente ser configurados para todos os componentes. É possível configurar esses atributos com medidas exatas, utilizando, por exemplo, o tamanho em pixels(px); porém, graças ao tamanho variável que as telas de dispositivos Android possuem, duas constantes costumam ser utilizadas para esses atributos. São elas:

  • fill_parent (versões anteriores a 2.2) ou match_parent (utilizada a partir da versão 2.2): Esse valor indica que a View deve ocupar todo o tamanho disponibilizado a ela pelo seu elemento pai.
  • wrap_content: Indica a View que ela deve se redimensionar de modo a ocupar apenas o tamanho que seus elementos precisam para serem exibidos.

Apesar das diferentes telas, caso ainda assim deseje utilizar o tamanho em pixel do elemento, deve-se utilizar a unidade dip, abreviação de Density-independent pixels. Essa unidade define o tamanho do elemento em uma unidade que não varia nas diferentes telas suportadas pela plataforma Android, criando, como vemos na Figura 6, um elemento de tamanho fixo, seja qual for a densidade de pixels tela.

Variação do tamanho dos elementos ao utilizar px (acima) ou dip (abaixo)

Esses três atributos são os principais de toda view definida no XML de sua aplicação Android. Obviamente, existem outros atributos que podem ser configurados para personalizar a view como o desenvolvedor desejar. A lista completa de atributos pode ser encontrada utilizando o recurso autocompletar do Android Studio, verificada no painel de propriedades dos elementos na tela do editor gráfico, bem como ser consultada no site de referências do Android. Para se familiarizar com cada um desses atributos, nada melhor do que praticar!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados