Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 03 - Interfaces Gráficas I

Componentes Gráficos

Os componentes gráficos no Android são divididos em dois principais grupos, que são as Views e os ViewGroups. As Views são as unidades básicas de uma interface gráfica no Android. Por exemplo, um botão representa uma View, um campo de texto representa uma View, entre outros. Elas são a base de qualquer componente visual e armazenam dentro de si propriedades relevantes apenas a elas mesmas. Já os ViewGroups, como o nome sugere, são grupos de Views. Os ViewGroups costumam conter Views e até outros ViewGroups dentro deles. Eles mantêm propriedades que são relevantes a todos os elementos contidos no grupo.

Esses componentes obedecem a uma estrutura hierárquica. Toda interface começa a partir de um ViewGroup, que contém as Views da interface, ou outros ViewGroups, com propriedades distintas e que armazenam outras Views e ViewGroups e assim por diante. Alterações feitas em níveis mais altos da estrutura hierárquica alteram os componentes que estão abaixo. Um exemplo dessa estrutura pode ser visto na Figura 2.

Estrutura dos componentes de uma interface gráfica.

O Android já tem algumas Views e ViewGroups padrões, mas, apesar disso, nada impede que o usuário crie suas próprias Views e ViewGroups, até mesmo estendendo os componentes padrões do Android, de forma a criar componentes que atendam a suas necessidades. Além disso, também é possível utilizar componentes criados por terceiros, caso o componente padrão do Android não solucione o seu problema. Como já foi dito em outras aulas, toda essa abertura para o desenvolvimento das aplicações é uma grande vantagem que o Android trouxe para os desenvolvedores de aplicações móveis.

Agora que já sabemos a diferença de uma View para um ViewGroup, vamos então a alguns exemplos de cada um desses componentes, para melhor compreender seu funcionamento. Na Figura 3, vemos alguns exemplos de layouts padrões do Android. Os layouts são considerados ViewGroups, pois eles abrigam outras Views dentro deles, carregando para todas elas algumas propriedades.

Exemplos de ViewGroups

Utilizando como exemplo o layout GridView, da Figura 3, vemos a estruturação de um ViewGroup, que define o posicionamento de diversas ImageViews, que são Views contidas no ViewGroup principal. Essas ImageViews têm propriedades próprias, como, por exemplo, qual a foto que devem carregar, mas também obedecem a propriedade de posicionamento, herdada do ViewGroup na qual está contida.

Na Figura 4, podemos ver alguns exemplos de widgets que são padrões do Android e que podem ser utilizados em qualquer aplicação desenvolvida. Vemos widgets de tamanhos e funcionalidades bem diversas, abrangendo diferentes interesses.

Exemplos de Views

Vejamos, então, a imagem intitulada Form Stuff, como exemplo. Nessa imagem, alguns componentes básicos para o desenvolvimento de um formulário podem ser vistos. Na primeira linha, temos um ImageView, responsável pela exibição de imagens. Na segunda linha, temos uma EditText, que é um campo de texto responsável por receber texto do usuário. Na terceira, um CheckBox e assim por diante. Perceba que essas Views já têm os comportamentos padrões do Android predefinidos, como, por exemplo, abrir o teclado virtual caso um campo para inserção de texto seja selecionado em um dispositivo que não possui teclado físico. Outro exemplo interessante de View é a Web View. Essa View permite ao usuário navegar pela web dentro de sua aplicação, sem a necessidade de um browser externo. Agora que já conhecemos um pouco sobre os layouts e widgets disponíveis no Android, podemos, então, passar a entender como os utilizaremos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados