Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula

arrow_back Aula 03 - Interfaces Gráficas I

Utilizando layout e widgets

A maneira mais comum de se desenvolver layouts para sua aplicação é através de arquivos XML. Esses arquivos contêm a declaração dos objetos que vão fazer parte da interface, bem como as propriedades desses objetos. Ou seja, dentro do XML, nós vamos ter a declaração de todos os Views e ViewGroups que farão parte da aplicação que está sendo desenvolvida.

Quando se utiliza o carregamento de um arquivo desse tipo como método para montar a interface, o Android internamente cria um objeto Java para cada elemento que foi descrito no XML e então atualiza as propriedades desses objetos de acordo com as propriedades que foram descritas no XML. Com esses objetos em memória, a aplicação pode então exibi-los corretamente, de acordo com o que foi definido no XML. Também, a partir do momento que temos esses objetos carregados, podemos então alterar as propriedades deles programaticamente, como vimos na Listagem 2. Para saber como carregar esse layout XML na aplicação, precisamos antes ver como o Android faz a referência de objetos que não são arquivos .java dentro da aplicação.

Como vimos na aula anterior, todo projeto de aplicação Android vem com uma pasta chamada res, que é a abreviação de Resources, ou recursos, em português. Dentro dessa pasta res, várias outras pastas são responsáveis por armazenar os arquivos que não são .java e que serão utilizados dentro da aplicação. Os arquivos que estão dentro dessas pastas serão referenciados em uma classe gerada automaticamente pelo Android, chamada R. Utilizando o objeto dessa classe R, o Android consegue carregar um objeto que não seja .java à aplicação. Como o layout é um arquivo XML, ele também não foge a essa regra. Vejamos então a Figura 5.

À esquerda, as pastas de recursos. À direita, o carregamento de um XML na aplicação Android

Como podemos ver na Figura 5, dentro da pasta Res, já existe uma pasta chamada layout, onde deveremos colocar todos os layouts que estarão em nossas aplicações. Uma vez com o arquivo nessa pasta, podemos carregá-lo para nossa aplicação através do comando setContentView(R.layout.NOMEdoLAYOUT), dentro de nossa Activity principal, sendo R.layout.activity_main o caminho desde a pasta Res, referenciada por R, até o layout activity_main.xml, que está na pasta layout. Perceba que não é necessário colocar a extensão do arquivo na hora de referenciá-lo. Veja novamente a Listagem 2 para ver um exemplo disso no código.

Sabendo como criar e carregar um layout XML para a nossa aplicação, vamos agora ver como podemos editar os componentes desse layout, de modo a ficarem configurados da maneira que gostaríamos que fossem exibidos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados