Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Com JavaScript, além de definir e criar novos objetos, como mostrado na Seção 2, é possível acessar e manipular outros objetos que estão acessíveis durante a execução do JavaScript, contido em uma página Web. São diversos objetos disponíveis, desde funções básicas, como manipulação de string ou funções matemáticas, até objetos que representam os elementos (tags) contidos em uma página Web. De um modo geral, esses objetos podem ser divididos em três grupos, são eles:
Cada um desses grupos e os objetos pertencentes aos mesmos serão apresentados em mais detalhes nas seções seguintes.
Nesse contexto, é possível manipular os objetos que representam a página Web e que foram criados pelo navegador no momento em que a página foi carregada, além de ser possível acessar os elementos da página, como imagens e inputs, e alterar propriedades dos mesmos após a ela ter sido carregada. Isso é muito útil na criação de página mais dinâmicas onde mesmo após terem seu conteúdo criado no servidor esse pode ser alterado no navegador depois de terem sido exibidos.
Para cada elemento (tag) presente numa página Web, um objeto correspondente é criado pelo navegador de forma a poder ser acessado via JavaScript. Esses objetos possuem propriedades e métodos que podem ser acessados e executados, respectivamente, através de JavaScript. Esse modelo de objetos (tipos de objetos, atributos, métodos e relacionamento entre eles) é padronizado pelo W3C, sendo conhecido como HTML DOM (Document Object Model). A especificação completa desse modelo de objetos pode ser vista em <http://www.w3schools.com/jsref/default.asp>. Acesso em: 19 jan. 2015.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados