Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 10 - JavaScript: Acessando Objetos - Parte 1

Uso de Objetos em JavaScript

JavaScript não é uma linguagem completamente orientada a objetos, mas ainda assim possui objetos. Apesar disso, ela não implementa alguns conceitos típicos de linguagens dessa natureza, tais como herança, interfaces, visibilidade etc. Por esse motivo, podemos dizer que ela é baseada em objetos e não orientada a objetos. Além disso, iremos perceber mais adiante que a implementação do conceito de objetos em JavaScript é algo extremamente simplificado, bem diferente de Java.

Além da possibilidade de se criar novos tipos de objetos e manipulá-los através da programação, também é possível acessar todos os elementos HTML presentes em uma página Web, através de JavaScript. Em outras palavras, quando o browser carrega uma página Web, ele cria uma série de objetos representando os diversos elementos da página (imagens, formulários, botões etc.). Esses objetos, por sua vez, podem ser acessados e modificados via JavaScript, mesmo após a página ter sido carregada completamente.

Definindo e manipulando objetos

Assim como em Java, um objeto é criado no JavaScript a partir da definição de uma estrutura. Essa estrutura em Java é chamada de classe, mas, em JavaScript, ela se resume a um construtor. Um construtor nada mais é que uma função. O exemplo abaixo demonstra a definição de um construtor e, logo em seguida, como uma instância de um objeto desse tipo é criada através da palavra-chave new:

Um objeto pode possuir atributos e métodos, como veremos a seguir.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados