Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Assim como Java e boa parte das linguagens de programação, JavaScript permite a manipulação de variáveis como vetores ou matrizes. Um vetor é usado em situações quando precisamos que uma única variável possa guardar vários valores diferentes. Além disso, vetores e matrizes permitem que a manipulação desse conjunto de valores possa ser feita de maneira simples.
Em JavaScript, um vetor é criado de forma similar a um objeto, usando a estrutura Array, conforme pode ser visto no exemplo a seguir. Nesse exemplo, três vetores são criados, ilustrando as três formas possíveis de se criar vetores. Perceba que, assim como qualquer variável, o tipo de dados que será armazenado no vetor não é definido e não é necessário que os elementos de um vetor sejam do mesmo tipo.
//declaração regular de um vetor
var titulos = new Array();
//declaração condensada do vetor
var codigos = new Array("65454", "12312");
// declaração literal
var codigos2 = ["um", "dois", "três"];
O trecho em seguida demonstra como é feita a manipulação dos valores do vetor. Inicialmente, são atribuídos valores a cada uma das posições do vetor e depois essas informações são acessadas e impressas na página. Por fim, é impressa a informação da quantidade de títulos através do acesso à propriedade length, que informa o tamanho do vetor.
titulos[0] = "As crônicas de Nárnia";
titulos[1] = "Contato";
for(i=0;i<2;i++){
document.writeln(codigos[i] + " --- " + titulos[i]);
}
document.write("Total de Títulos: "+titulos.length)
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados