Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 05 - Transformações ER para MR e dicionário de dados

Representando tabelas

Para representar uma tabela em um dicionário de dados, vamos pegar como exemplo a entidade Projeto. Você pode usar o modelo ao lado.

 

Nome: Projeto
Descrição: Qualquer projeto realizado por empregados da empresa
Atributo chave: Número
Outros atributos: Nome e localização

Representando relações

Todas as relações precisam ser documentadas em um modelo de dados. Cada relação recebe um nome único que será utilizado para identificar as relações. Cada relação deve ser descrita em termos de um nome, participantes, cardinalidade e uma descrição que poderá ser utilizada para facilitar o entendimento da relação no futuro.

 

Representando atributos

Os atributos são elementos importantes em um Modelo Relacional. Assim, eles devem ser documentados em detalhes. Para cada atributo você deve indicar o nome, uma descrição, o tipo e as possíveis restrições. Novamente, o dicionário de dados é útil para evitar que no decorrer de um projeto de desenvolvimento de software você se pergunte qual a utilidade de certo atributo. Se você tiver escrito um bom dicionário de dados, todos os seus atributos estarão documentados e, portanto, você pode consultar o dicionário para esclarecer tais dúvidas. Ainda com a entidade Projeto, o modelo ao lado representa o dicionário de dados do atributo Localização.

 


Nome:
Localização
Tabela: Projeto
Descrição: Armazena onde o projeto está sendo executado
Tipo: Caractere
Restrição: Nenhuma

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados