Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 05 - Transformações ER para MR e dicionário de dados

Oitavo passo: mapear relacionamento muitos-para-muitos

Neste passo, você deve primeiro lembrar que o relacionamento muitos-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B. No exemplo da Figura 10, temos o relacionamento muitos-para-muitos entre Empregado e Projeto. Nela, a entidade Empregado trabalha em vários (M) Projetos. Por outro lado, cada projeto possui (N) empregados.

Relacionamento muitos-para-muitos no diagrama ER.

Para definir o relacionamento muitos-para-muitos no Modelo Relacional, usando o MySQL Workbench, você deve primeiro mapear as entidades Empregado e Projeto para o Modelo Relacional, como já mostramos anteriormente. Depois você deve realizar os seguintes subpassos:

  1. Criar uma nova tabela para representar o relacionamento muitos-para-muitos. No nosso exemplo, você poderia criar uma tabela com o nome Empregado_Trabalha_Projeto para representar o relacionamento no modelo ER. Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 11.
    Tabela criada para representar um relacionamento muitos-para-muitos.
  2. Inserir, como chave estrangeira na tabela recém-criada, as chaves primárias das entidades participantes. No caso do exemplo, você deve inserir como chave estrangeira os atributos Matrícula e Número, que são as chaves primárias das tabelas Empregado e Projeto, respectivamente. Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 12.
    Criando chave estrangeira na tabela Empregado_Trabalha_Projeto.
  3. O último passo consiste em definir a chave primária da tabela criada para representar o relacionamento muitos-para-muitos. A chave primária da tabela criada será a composição das chaves primárias das tabelas participantes da relação. No caso do exemplo, você deve definir como chave primária da tabela Empregado_Trabalha_Projeto os campos Matricula e Numero. Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 13.
    Definindo a chave primária da tabela Empregado_Trabalha_Projeto.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados