Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 05 - Transformações ER para MR e dicionário de dados

Sexto passo: mapear relacionamento um-para-um

Depois de mapear os atributos do modelo ER, agora você vai mapear os relacionamentos. O primeiro tipo de relacionamento é o um-para-um. A Figura 1 demonstra um exemplo de relacionamento um-para-um no modelo ER. Note que este exemplo já foi mostrado na Aula 02 (precisamente na Figura 8).

Relacionamento um-para-um no diagrama ER.

Para mapear este relacionamento para o Modelo Relacional, devemos inserir em uma tabela uma chave estrangeira que referencie a chave primária da outra entidade. Para o caso do exemplo, devemos definir na tabela Empregado uma chave estrangeira que referencia a chave primária da tabela Departamento. Por exemplo, a Figura 2 mostra as duas tabelas sem o relacionamento um-para-um.

Tabelas sem relacionamento um-para-um.

Agora, para definir o relacionamento no MySQL Workbench, você deve seguir os seguintes subpassos:

  1. Inserir um atributo na tabela Empregado com o mesmo nome e tipo do atributo chave primária da tabela Departamento, neste caso, idDepartamento. Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 3. Definindo relacionamento um-para-um.
  2. Definir uma chave estrangeira com o atributo idDepartamento para referenciar a chave primária da tabela Departamento. Lembra como fazer essa referência entre chaves? Caso tenha alguma dificuldade, volte à Aula 03. Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 4.
    Definindo relacionamento um-para-um.
  3. Note que na Figura 4 aparece a cardinalidade de 1..* e 1, ou seja, o MySQL Workbench cria por padrão um relacionamento um-para-muitos. Portanto, devemos ajustar o relacionamento criado, através de um clique com o botão direito do mouse em cima da linha que interliga as duas tabelas presentes na Figura 4. Escolha a opção Edit Relationship. Na aba Foreign key, marque a opção Cardinality para One-to-one (1:1). Ao final deste subpasso, você deve obter algo parecido com a Figura 5. Definindo a cardinalidade do relacionamento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados