Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula

arrow_back Aula 10 - Linguagem SQL – Consulta simples de tabelas

A cláusula WHERE

Como já foi visto, a cláusula WHERE é utilizada para restringir os dados que serão listados. Até agora, temos usado o sinal de igualdade (=) para listar apenas os registros que possuem atributos com valores exatos aos desejados. Entretanto, qualquer um dos operadores de comparação (<, <=, >, >=, <>, =), que você aprendeu a utilizar nas disciplinas de programação, pode ser utilizado para testar os valores dos atributos na cláusula WHERE.

O sinal de menor (<) é utilizado na cláusula WHERE do comando SELECT, para visualizar os registros que possuem os valores menores que a condição testada. Funcionalidade semelhante tem o operador menor ou igual (<=) que quando utilizado permite selecionar apenas os registros que possuem os valores menores ou iguais à condição testada.

Os sinais de maior (>) e maior ou igual (>=) são utilizados quando desejamos visualizar apenas os registros que possuem os valores maiores e maiores ou iguais à condição testada, respectivamente.

Na cláusula WHERE, quando queremos listar todos os registros que não condizem com a condição testada, ou seja, os registros que possuem valores diferentes da condição testada, utiliza-se o operador de comparação de diferença (<>).

Vamos praticar a utilização dos operadores de comparação fazendo pequenas consultas nas tabelas clientes e filmes do nosso banco de dados locadora.

Inicialmente, vamos realizar uma consulta à tabela filmes para determinar quais os filmes cujo valor do aluguel é menor que 3,00 reais, através do seguinte comando:

Para pesquisar pelos filmes que não estão alugados, utilizamos a seguinte estrutura:

A estrutura fil_situacao <> ‘alugado’ é válida, pois os operadores de comparação podem ser utilizados para fazer comparações de valores alfanuméricos. Nesse caso, a comparação é feita em relação à ordem alfabética. Por exemplo, a estrutura cli_nome > ‘José da Silva’ retornará todos os registros cujo nome do cliente vem após José da Silva, considerando os nomes organizados em ordem alfabética.

E, finalmente, vamos realizar uma consulta à tabela clientes para determinar quais clientes nasceram depois ou no ano de 1990, usando o seguinte comando:

As informações fornecidas pelo sistema às pesquisas realizadas estão ilustradas na Figura 6.

Tela do MySQL após diversas pesquisas com o comando SELECT, usando operadores de comparação na cláusula WHERE.

Além dos operadores de comparação, podemos utilizar os operadores lógicos AND (E) e OR (OU) para fazermos combinações de condições na cláusula WHERE.

O operador lógico AND deve ser utilizado quando se quer fazer uma consulta a registros que obedeçam a todas as condições impostas. Diferentemente do operador lógico OR que deve ser utilizado para exibir registros quando quaisquer das condições sejam atendidas, ou seja, pelo menos uma condição seja verdadeira. Analise os seguintes exemplos.

 

Exemplo 1

Selecionar os filmes cujo valor do aluguel é menor que 3,00 reais e que não estão alugados:

Observe nesse exemplo que utilizamos na mesma cláusula WHERE os operadores de comparação (< e <>) e operador lógico (AND).

 

Exemplo 2

Pesquisar os filmes cujo gênero é romance ou animação:

Os resultados dessas pesquisas são ilustrados na Figura 7.

Tela do MySQL após diversas pesquisas com o comando SELECT, usando operadores lógicos na cláusula WHERE.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados