Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula
Na aula anterior, você aprendeu a criar e inserir dados em tabelas. Mas como podemos verificar se as tabelas criadas estão realmente como desejávamos? A resposta está no comando DESC, que descreve a estrutura de uma tabela. Ele possui a seguinte sintaxe:
Ao executar esse comando corretamente, você obterá como resposta do sistema a estrutura da tabela, que informa quais são seus campos ou atributos (Field) e os seus respectivos tipos (Type). Além das informações sobre as restrições de cada atributo, tais como: valor padrão (Default), se é uma chave (Key) ou não, e se o atributo aceita valores nulos (Null). Não se preocupe com essas informações adicionais, falaremos delas em breve.
Agora vamos praticar esse comando verificando a estrutura da tabela clientes do banco de dados da nossa locadora. Não se esqueça que antes de começar é preciso dizer ao software do SGBD qual o banco de dados que você quer trabalhar, utilizando o comando USE. O comando para visualizar a estrutura da tabela clientes é exemplificado no quadro a seguir.
A resposta do SGBD, no caso do MySQL, ao comando DESC clientes é ilustrada na Figura 1. Ela fornece a informação, por exemplo, que a tabela clientes possui um atributo denominado de cli_nome do tipo VARCHAR com no máximo 30 caracteres, e que esse atributo aceita um valor nulo e o seu valor padrão (caso nenhum outro lhe seja atribuído) é nulo.
Além do comando DESC, os comandos SHOW DATABASES e SHOW TABLES também podem ser usados para visualização das estruturas de um banco de dados. A diferença é que o SHOW DATABASES mostra os bancos de dados que estão cadastrados no seu diretório e SHOW TABLES mostra as tabelas que foram criadas no banco de dados em uso.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados