Cursos / Informática para Internet / Banco de dados / Aula
Vamos supor que precisamos obter o e-mail do cliente Sr. José da Silva para lhe enviar uma correspondência. Não podemos usar o comando DESC, porque precisamos ter acesso visual aos dados inseridos na tabela e não a sua estrutura. Para isso, utilizamos o comando SELECT, que permite visualizar, consultar, pesquisar ou selecionar os dados de uma tabela.
A sintaxe do comando SELECT é descrita a seguir.
A expressão de consulta SELECT é composta por três cláusulas: SELECT – FROM – WHERE. Na cláusula SELECT, os valores representados por atributo1, atributo2, ..., compõem a lista de atributos que você deseja consultar. Quando se deseja consultar todos os atributos de uma tabela, ao invés de informar toda a lista de atributos, podemos substituir por um “*” (asterisco ou, como é mais conhecido pela turma do SQL, estrela). A cláusula FROM informa de quais tabelas os dados serão recuperados. E por fim tem-se a cláusula WHERE, que é opcional, mas quando presente especifica quais as condições que um determinado registro deve satisfazer para qualificar a recuperação. Ela limita os resultados, exibindo somente os registros que são compatíveis com a condição estabelecida.
Vamos exercitar a utilização do comando SELECT fazendo algumas consultas aos dados da tabela clientes e filmes do nosso banco de dados locadora.
Inicialmente, vamos realizar uma simples consulta a todos os dados da tabela clientes, através do seguinte comando:
A resposta fornecida pelo sistema a essa consulta é ilustrada na Figura 2. Observe que todos os atributos inseridos para todos os registros foram visualizados. Os atributos cli_cpf e cli_data_nasc contêm o valor NULL para o registro de Francisca da Silva. Esses valores NULLs foram inseridos pelo SGBD, devido à ausência de valores informados para esses campos durante a inclusão desse registro na tabela. Sendo assim, o SGBD atribui a esses campos o valor padrão (default) NULL.
Muitas vezes, quando a tabela possui muitos atributos, a visualização de todos os dados com o comando SELECT gera um resultado visual desagradável e de difícil interpretação. Isso porque a largura da tabela é grande demais para caber na janela do sistema e as informações de cada registro acabam sendo apresentadas na linha seguinte, conforme ilustrado na Figura 3.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados