Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 05 - Instruções Primitivas

Exemplo

Na Figura 2, veja como a representação do exemplo da Figura 1 se torna mais interessante, quando acrescido da instrução de saída, com o resultado do algoritmo.

Figura 02 - Fluxograma com instruções de atribuição e saída de dados
Fluxograma com instruções de atribuição e saída de dados

Veja o símbolo de saída de dados, o qual exibe o valor armazenado na variável igualdade. Veja, também, abaixo, a representação do algoritmo em pseudocódigo. O que você acha que aparecerá na tela ao executar o algoritmo? Execute-o no VisuAlg e veja o resultado.

x
1
algoritmo "atribuição com saída"
2
3
var
4
a, b : inteiro
5
igualdade : logico
6
7
inicio
8
a <- 5
9
b <- 7
10
igualdade <- a = b
11
escreva(igualdade)
12
fimalgoritmo

Na sintaxe da instrução de saída de dados, há uma terceira opção, que permite mesclar a exibição de variáveis com mensagem ao usuário. Veja o exemplo abaixo:

escreva ("O valor da média é: ", media)

Nesse caso, separa-se a mensagem das variáveis por vírgulas. Nesse tipo de instrução você pode, também, inserir uma quebra de linha após o texto digitado. Dessa forma, é possível determinar a partir de que momento você deseja que o texto passe a ser escrito em outra linha. Basta, para isso, acrescentar a letra "l‟ ao final do comando escreva. Veja:

5
1
inicio
2
media <- 8.5
3
escreval("O valor da média é: ")
4
escreva(media)
5
fimalgoritmo

Texto exibido ao usuário:

O valor da média é:

8.5

Note que o comando escreval insere uma quebra de linha logo após sua execução. Isso faz com que o valor da variável média seja impresso na linha seguinte através do comando escreva.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados