Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 05 - Instruções Primitivas

Instrução de Atribuição

Já falamos, brevemente, nas aulas anteriores sobre a instrução de atribuição. Ela é representada pelo símbolo "←‟ (seta para a esquerda). No VisuAlg, usamos "<-‟. A instrução de atribuição nos permite armazenar informações dentro das variáveis. Essas informações podem ser valores ou o resultado de uma expressão.

A sintaxe de uma atribuição é a seguinte:

<nome_da_variavel > ← <valor_ou_expressão>

Veja os exemplos abaixo:

  1. media ← 8.5
  2. Nesse exemplo, estamos armazenando no espaço de memória correspondente à variável media o valor 8.5.

  3. media ← (nota1 + nota2)/2

Neste outro exemplo, estamos armazenando no espaço de memória correspondente à variável media o valor resultante da expressão "(nota1 + nota2)/2‟.

Vejamos alguns exemplos de instruções de atribuição de valores e expressões:

AخA
1
nota1<-8.5
2
precoTotal <- preco_unitario * quantidade
3
nome <- "Maria"
4
sexo <- "F"
5
idade <- 16
6
idade_atual <- ano_atual – ano_nascimento
7
temFilhos <- falso
8
igualdade <- a=b

Em fluxograma, a instrução de atribuição é representada, como vimos na aula sobre formas de representação de algoritmos, pelo símbolo a seguir:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados